Rogério de Almeida  
 
 
Este artigo apresenta resultados de pesquisa financiada pela FAPESP na modalidade Auxílio Regular. Trata-se de uma tradução modificada da publicação originalmente em inglês: ALMEIDA, Rogério de. “Formative Possibilities of Cinema”. In: Ulla Carlsson; Sherri Hope Culver. (Org.). Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue. Göteborg: Nordicom, 2013, p. 49-58. 2 Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Lidera o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) e coordena, junto com Marcos Ferreira Santos, o Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura). É bacharel em Letras (1997) e doutor em Educação (2005), ambos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP).
 
     
     
   
  submissão: 15 de abril de 2014  
  aceite: 24 de junho de 2014  
     
     
     
     
     
     
  > autor, título ou palavra chave  
 
 
     
     

  edição: 6 número: 6 ano: 2014período: Julho-Dezembro 2014  
 
 
     
Possibilidades Formativas do Cinema
     
 
Possibilidades Formativas do Cinema parte da concepção de dois usos distintos tanto do cinema quanto da educação: um voltado para a exposição do mundo, com a finalidade pedagógica do reconhecimento e validação de sua representação, e um outro uso direcionado para a problematização do mundo, tanto o que se desenha na tela do cinema quanto o que se apresenta como real. O objetivo é explorar as possibilidades pedagógicas do cinema que problematiza o mundo e afirma o real, mesmo diante de uma realidade desagradável.
 
 
 
   
     
     
   
voltar