> autor, título ou palavra chave  
 
 
     
     

  edição: 9 número: 9 ano: 2016período: Janeiro-Junho 2016  
 
     
   
     
 
Apresentação  
 

Os editores

 
     
   
     
 
“Sintoniza el sonido, agudiza tus sentidos”: una aproximación a los videoclips de Los Prisioneros  
 

Javier Osorio Fernández1, Nayive Ananías Gómez2

 
 
A segunda fase da conversão para o cinema sonoro no Rio de Janeiro (1929-1930)  
 

Rafael de Luna Freire

 
 
Pensamentos e práticas sonoras no documentário: trilha sonora, sound design e experimentação  
 

Renan Paiva Chavez

 
 
Grito e som nos limiares do cinema silencioso  
 

Ciro Inácio Marcondes

 
 
Jogo, trabalho, prostituição: o papel do som em California split, de Robert Altman  
 

Marcos Soares

 
 
O som no cinema marginal: José Agripino de Paula e a “música de fita” na edição de som de Hitler 3º mundo  
 

Simplício Neto Ramos de Sousa

 
 
As situações de escuta em O sol sangra e A poeira e o vento  
 

Sérgio Puccini

 
 
Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo  
 

Kira Pereira1, Suzana Reck Miranda2

 
 
O som do documentário: uma análise da narrativa biográfica de Coração vagabundo  
 

Márcia Carvalho

 
     
   
     
 
A modernidade em Baile perfumado e Cinema, Aspirinas e urubus: a retomada do cinema produzido em Pernambuco  
 

Renato Kleibson da Silva1, Gilmar Santana2

 
 
Os espaços do cinema de baixo orçamento no Brasil  
 

Karine Santos Ruy

 
 
Além do acaso estúpido da química: o informe como manipulação do tempo em Decasia: the state of decay, de Bill Morrison  
 

Alexandre Rodrigues da Costa1 , Miriam Aparecida Mendes2

 
 
Absolutização do mediador: da censura prévia ao conhecimento prévio  
 

Fábio de Godoy Del Picchia Zanoni

 
 
Da cintilância à explosão: a intermitência luminosa como forma horrífica espetacular  
 

João Vitor Leal

 
 
A cultura participativa no cinema de horror contemporâneo: apontamentos sobre o found footage  
 

Claudio Vescia Zanini

 
 
The myth of the monster  
 

Fernando S. Vugman

 
     
   
     
 
Uma entrevista com Claudia Gorbman  
 

Fernando Morais da Costa1, Rodrigo Carreiro2 e Suzana Reck Miranda3

 
 
Entrevista com Midge Costin1 e Douglas Vaughan2  
 

Débora Regina Opolski3

 
     
   
     
 
Os jovens querem escutar música de qualquer jeito  
 

Adriano Chagas

 
 
Teorizando o som “ruim”: o que põe o mumble1 no mumblecore?2  
 

Nessa Johnston3 Tradução: Ramayana Lira de Sousa4

 
     
   
     
 
Notas sobre a captação sonora da festa de rua em Antônia (Tata Amaral, 2006)  
 

João Godoy

 
     
     
     
voltar