XIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
Ao voltarmos a nos reunir na instituição em que realizamos nosso primeiro encontro, é importante lembrar não só a quantidade de trabalhos apresentados – quase 300 nesse ano, o que nos torna uma das maiores associações do mundo no estudo do cinema e do audiovisual - mas também a qualidade e pluralidade que alcançamos por termos crescido sem perder a busca pela excelência, seriedade das discussões e liberdade nos debates entre pesquisadores de todas as regiões do Brasil e de outros países, ampliando nosso leque de interesses, perspectivas teóricas e interfaces com diversas áreas de conhecimento.
Que possamos estar à altura das novas exigências e necessidades, contudo, sem perdermos e termos, ainda mais, o saber com sabor que nos fez estar vivos no mundo que nos coube. Que façamos das imagens em movimento lugar de fala e cobertura. Que tenhamos, por fim, diversos, muitos, vastos encontros nesta importante escola que também se renova.

ISBN: 978-85-63552-05-1
 

Autores

Títulos

  Adalberto Muller Junior 'Fabula technologica': tecnologia e realidade em 'Sleep dealer', de Alex de Rivera
  Adriana Mabel Fresquet Entre os muros da escola e O garoto selvagem: a experiência de educar
  Afrânio Mendes Catani Um grande comediante: Oscarito – o bagunceiro por acaso
  Alessandra Meleiro Shooting Jean Charles: um case de financiamento transnacional
  Alessandra Soares Brandão Trânsito e (i)mobilidade: por uma perspectiva crítica do transnacional no cinema latino-americano
  Alexandre Figueirôa Ferreira Passado e presente: diálogos de uma luta
  Alexandre Rocha da Silva O cinema além de Limite
  Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia Vertigens de uma terra experimental: ficção científica no cinema argentino
  Alice Dubina Trusz As origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre
  Alice Fátima Marins Afonso Brazza: cineasta, bombeiro
  Almir Antonio Rosa Programas ao vivo e interatividade em tempo real em Web-TV
  Amanda Mansur Custódio Nogueira Árido Movie e Deserto Feliz: por uma musicalização da montagem
  Amaranta Cesar Auto-representação no cinema Africano: de Ousmane Sembene a Abderrahmane Sissako
  Ana Amelia Brasileiro Medeiros Silva Video de teatro: localização do fenômeno, apropriações e desdobramentos
  Ana Claudia da Cruz Melo Audiovisuais na WEB: cenários contemporâneos para se pensar espaço, tempo e memória
  Ana Flávia Merino Lesnovski A interface como interlocução: espaço, presença, individual e coletivo no audiovisual
  Ana Luiza Martins Costa Opções estéticas de 'Mutum'
  Ananda Carvalho Entre o cinema e a videoinstalação: Sete Intelectuais na Floresta de Bambu
  Anderson Melo Performance e Espetáculo em Fellini
  André Guimarães Brasil A resistência que se (re)inventa
  André Januário da Silva Memória de gênero nas chanchadas: Carnaval Atlântida
  Andre Piazera Zacchi Como criar para si um filme com?
  André Piero Gatti O mercado cinematográfico brasileiro: uma retrospectiva (1946-2008)
  Andrea França Martins O filme como documento e a cena do tribunal
  Andrea Molfetta O Eu do Cinema e da TV: enunciação documentária numa perspectiva trans-mediatica
  Anelise Reich Corseuil O Documentário e o Filme Histórico Ficcional: América Latina e Lugares do Discurso
  Angela Freire Prysthon Desejo pós-colonial. Raça e sexualidade no cinema britânico dos anos 1960 aos 2000
  Angeluccia Bernardes Habert Benzedeiras de Minas: sutileza na invenção e no gesto
  Anita Leandro Estratégias contemporâneas de inclusão da imagem de arquivo no cinema
  Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva De olho na Ilha – revendo filmes cubanos pré-revolucionários
  Antônio Marcos Aleixo Nashville: a resistência ao espetáculo a partir da apropriação da técnica expressiva
  Aparecida de Fátima Bueno Revisitando Eça de Queirós: novos Amaros...
  Araci Koepp dos Santos A relação entre cinema e tecnologia nos primeiros anos da atividade cinematográfica
  Ariane Daniela Cole Imagem e Imagem em Movimento: percepção e expressão
  Ariane Diniz Holzbach O videoclipe brasileiro na era pré-MTV
  Arlindo Rebechi Junior O dado ensaístico na crítica de Glauber Rocha: análise dos primeiros anos de sua formação
  Arthur Autran Franco de Sá Neto O pensamento industrial dos produtores do cinema brasileiro contemporâneo
  Arthur Fernandes Andrade Lins Tempo de colher amoras: a redescoberta do olhar e do cinema vidente ‘Na cidade de Sylvia’
  Bernadette Lyra Nosso tio da Patagônia ou Bombom, um road movie canino: um flerte argentino com o cinema de bordas
  Bruna Hetzel Da Terra em transe à Terra estrangeira: uma mudança paradigmática
  Bruno Hingst Espaço Unibanco – diálogo comercial com o cinema brasileiro
  Caio Rubens Amado de Mattos Soberania e arte em Ivan, O Terrível
  Camila Vieira da Silva Corpo e afetos: sobre os encontros alegres no cinema contemporâneo
  Carlos Adriano Ferreira de Lima Desterrados em nossa própria terra: Cinema brasileiro contemporâneo e a representação do outro
  Carlos Eduardo Pereira O descobrimento do Brasil - A representação dos índios de Humberto Mauro na música de Villa-Lobos
  Carlos Gerbase Antes que o cinema acabe: estudo comparativo do lançamento de dois filmes brasileiros
  Carlos Roberto de Souza Um segredo de jorobado - mystères autour d’un film / questões de lacunas e interpretações
  Carmen Lucia Castro Lima Segmento cinematográfico em Salvador: uma análise sob a perspectiva de redes sociais
  Carolin Overhoff Ferreira Entre irmandade e neo-colonialismo – Para uma taxonomia das co-produções luso-brasileiras
  Catarina Amorim de Oliveira Andrade As fronteiras da representação - Imagens periféricas no cinema francês contemporâneo
  Cecília Antakly de Mello Os Ensaios em Super 8 de Derek Jarman
  Cesar Augusto Baio Santos O sujeito e a personagem: emoção e ambigüidade pela mediação digital
  César Geraldo Guimarães A vida anônima e o dano da política
  Cezar Migliorin Documentário contemporâneo: o que pode uma vida?
  Ciro Inácio Marcondes Uma poética silenciosa
  Clara Beatriz Kriger El tiempo sobre el espacio: viajar en clave documental
  Cláudia Cardoso Mesquita Documentário e memória: a história no indivíduo, o passado no presente, o cineasta no retrato
  Claudiney Rodrigues Carrasco A trilha musical de Cidade Oculta (1985): a Vanguarda Paulistana no cinema
  Cléber Eduardo A diferenciação pela anomalia produtiva: três documentários brasileiros
  Consuelo Lins Imagem congelada e imagem em movimento
  Cristian Borges Da pose fotográfica à passagem cinematográfica: fundamentos da imagem fotossensível
  Cristiane Toledo Maria O projeto estético-político de Ken Loach: resgate de formas e conteúdos utópicos
  Cristiano Figueira Canguçu Metropolis e a construção narrativa e plástica da antiutopia
  Cristina Teixeira Vieira de Melo Assim é se lhe parece, interdições e dizeres em Na captura dos Fridemans
  Daniel Ribas Violência e realismo nos filmes de João Canijo
  Daniela Pfeiffer Reflexões acerca da concentração regional da produção cinematográfica brasileira
  Danusa Depes Portas Cindy Sherman entre-imagens: film stills, gleams and reflection
  Dario de Souza Mesquita Júnior Submerso em Pixels: Imersão em Jogos Eletrônicos
  Debora Breder Dead Ringers & A Zed and Two Noughts:um close sobre a figura dos gêmeos no imaginário contemporâneo
  Débora Lúcia Vieira Butruce A maioridade da direção de arte no Brasil
  Denilson Lopes Silva O Efeito Ozu; Em Busca de um outro Cotidiano
  Denise Camillo Duarte Inter-relações entre Cinema e Teatro - Deus e O Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe
  Denise Lopes Rohmer, o pictórico e o real, no retorno digital a Méliès e Griffith, em L’anglaise et le duc
  Denise Tavares da Silva O passado idealizado nas viagens de Solanas e Sarquis
  Dennison de Oliveira Amor e música no cinema brasileiro de 1958 a 1971
  Diogo Cavalcanti Velasco O poder do local: sertão e nação no cinema brasileiro contemporâneo
  Eduardo Cunha Bonini O cinema expandido de Peter Greenaway: The Tulse Luper Suitcases e a diluição dos limites da obra
  Eduardo Miranda Silva A voz do outro em Cidade de Deus e O homem que copiava: pontificando e relativizando verdades
  Eduardo Peñuela Cañizal O papel do inconsciente ótico na escrita fílmica
  Eduardo Simões dos Santos Mendes Alan Splet: Revisão Crítica da Obra
  Eduardo Tulio Baggio Das rupturas ao modelo clássico em disciplinas de graduação de Cinema e Televisão
  Eduardo Victorio Morettin A atração pelo desconhecido e a exploração científica: No Rastro do Eldorado (1925) Silvino Santos
  Elder Koei Itikawa Tanaka O jazz como forma em Kansas City, de Robert Altman
  Elen Doppenschmitt Memórias do Subdesenvolvimento: estratégias estéticas para uma política da voz no cinema
  Elianne Ivo Barroso Gondry: imagens mentais, Trompe-L’oeil Tecnológico - entre truques óticos e efeitos digitais
  Eliska Altmann Do nascimento à morte do autor - reflexões de uma recepção sobre dois status cinematográficos
  Eliza Bachega Casadei A reconstrução de traumas da história: a ditadura militar nos filmes da retomada
  Elizabeth Maria Mendonça Real Exu-Piá, um outro diálogo com Macunaíma
  Emi Koide Em busca das imagens esquecidas – o trabalho de arquivo em Chris Marker
  Émile Cardoso Andrade O sertão em imagens: políticas e identidades no cinema brasileiro
  Erick Felinto de Oliveira 'He Had no Reflection': Cinema, Tecnologia e a Imagem do Vampiro
  Ericson Telles Saint Clair Tempos de morrer: narrativas do suicídio no cinema contemporâneo
  Erly Milton Vieira Junior De passagem: corpos em trânsito nas paisagens urbanas do “cinema de fluxos” contemporâneo
  Esther Hamburger Políticas da Representação: Apropriações do Cinema e da TV em dois contextos da
  Fabián Rodrigo Magioli Núñez 'La hora de los hornos' como modelo cinematográfico nas revistas cinematográficas latino-americanas
  Fábio Freire da Costa Donnie Darko e o pop dos anos 1980. As funções narrativas da música pop no cinema
  Fábio Raddi Uchoa Procedimentos da pop art em Hitler do III mundo (1969), de José Agrippino de Paula
  Felipe Augusto de Moraes O 'Cinema IIIº Mundo' de J. Agrippino de Paula
  Fernanda Aguiar Carneiro Martins Paranoid Park: das Composições de Nino Rota à Música Eletroacústica
  Fernanda de Oliveira Gomes Palmas para o espectador: reposicionamentos e mudanças comportamentais na recepção das imagens
  Fernanda Junqueira Rodrigues Do figurino cênico para o figurino de moda: uma trajetória da moda nas telenovelas brasileiras
  Fernanda Lopes Torres Spiral Jetty: não-lugar cinemático de Robert Smithson
  Fernando Mascarello Mutações da cultura cinematográfica na contemporaneidade
  Fernando Morais da Costa Som e ritmo interno no plano-sequência
  Fernando Weller Do Terceiro Cinema à política da intimidade no documentário contemporâneo
  Fernão Pessoa Ramos Modestos, muito modestos (e também exibidos): ética e narrativa documentária em Salles e Coutinho
  Flávia Cesarino Costa O elemento popular em documentários brasileiros dos anos 1920/1930
  Flávia Seligman Produtos audiovisuais flexíveis: Filmes de sucesso (ou nem tanto) que geram seriados televisivos
  Francisco Elinaldo Teixeira O experimental no cinema brasileiro: a propósito de 'O cinema falado', de Caetano Veloso
  Gabriela Caldas Gouveia de Melo O barroquismo em Aboio, de Marília Rocha
  Gabriela Kvacek Betella Cristo si è fermato a Eboli de Carlo Levi e Francesco Rosi: memórias da cor de olhos tristes
  Gabriela Machado Ramos de Almeida O Cinema Punk - Um estudo das estratégias de produção de efeitos do filme “O Lixo e a Fúria” (2000)
  Gelson Santana Rambú da Amazônia como space-off do Rambo de Hollywood
  Genilda Azeredo Os deslocamentos do olhar e do discurso em O cheiro do ralo
  Georgia da Cruz Pereira Documentário brasileiro e dispositivo: uma estratégia narrativa contemporânea
  Germana da Cruz Pereira 1,99: A arte de vender palavras
  Gilmar Santana Sem mediação: “Terra vermelha” – conseqüências da cultura desterritorializada do capital
  Gisele Lucowicz Costa Representações Barrocas em A Idade da Terra, de Glauber Rocha
  Glênio Nicola Póvoas Atualidades Gaúchas, da Leopoldis-Som: primeiros anos
  Graziela Kunsch Projeto Mutirão: um filme não-realizável, uma prática documentária
  Guilherme Maia de Jesus Viva la tristeza! Os programas musicais de Pedro Almodóvar
  Gustavo Soranz Gonçalves Cinema documentário na TV educativa do Amazonas: a experiência da série documentos da Amazônia
  Gustavo Souza Pontos de vista em documentários periféricos
  Hadija chalupe da Silva Distribuição – a ponte entre o filme e o espectador
  Heidy Vargas Silva O Globo Repórter de 1973 a 1982: documentário cinematográfico ou jornalístico? Coautor A. D’Almeida
  Henri Arraes de Alencar Gervaiseau De Flaherty a Rouch, a invenção da tradição
  Henrique Codato O espectador seduzido: Por uma representação do desejo no cinema de Julio Medem
  Iara Helena Magalhães O Mandarim, de Bressane nos ajudaria a conceituar o campo documental?
  Iara Sydenstricker Programas televisivos de animação para exibição nacional e internacional
  Igor Sacramento Adaptando o trágico: o 'Pagador de Promessas' no cinema e na televisão
  Ilana Feldman Jogos de cena: indeterminação e ambigüidade sob suspeita em alguns filmes brasileiros recentes
  India Mara Martins A animação como estratégia em dois documentários brasileiros
  Ismail Xavier

Instante qualquer, momento pregnante e fotogenia: Jean Epstein vs. Siegfried Kracauer

  Ivan Paganotti Disputas por fronteiras e limites de sentido “Entre os muros da escola”
  Ivana Bentes A bioestética em House ou o monitoramento da vida, do crime e da doença na era da sua visualidade
  João Carlos Massarolo Arte e comunicação interativa
  João de Deus Barreto Segundo Star Wars: a percepção do espectador na atualização de mundos possíveis ficcionais
  Joao Eduardo Hidalgo O filme Salvador Puig Antich e a incômoda memória do franquismo espanhol
  João Guilherme Barone Reis e Silva Distribuição e exibição. Exclusão, assimetrias e as crises do cinema brasileiro contemporâneo
  João Luiz Vieira O “outro” transnacional: crianças de rua no cinema contemporâneo
  João Paulo Rodrigues Matta Cinema Brasileiro e Distribuição: uma análise dos casos de Cidade de Deus e Janela da Alma
  João Pinto Furtado Matraga, Santo Cristo e William Munny; notas para o estudo das relações entre História e ficção
  Jônatas Kerr de Oliveira O videogame no Brasil: da reserva de mercado ao edital JogosBR 2004
  Jorge Vasconcellos Imagens do inumano segundo Matthey Barney
  José Cláudio Siqueira Castanheira Do Cogito ao Inconsciente: o corpo na experiência cinematográfica
  Jose Eduardo Bozicanin Cinemateca Brasileira: um incendiário processo de federalização
  José Gatti Casamento Branco, Protagonistas Negros
  José Luiz de Araujo Quental Construindo uma cinemateca na Capital da República: os primeiros anos da Cinemateca do MAM-RJ
  Josette Monzani Por uma nova percepção. Apontamentos sobre a estética de Julio Bressane
  Joyce Graziela Rosa Um olhar político sobre a apropriação da cultura e a refuncionalização estética em Bob Roberts
  Julia Gonçalves Declie Fagioli Videogramas de uma Revolução: o Acontecimento pela Imagem
  Juliana Cardoso Franco Opostos em uma busca por imagens pessoais
  Juliano Gomes de Oliveira As I Was Moving Ahead... : a política do filme-diário de Jonas Mekas
  Juliano Gonçalves da Silva Há um novo olhar sobre o indígena no horizonte do cinema latino-americano?
  Julio Bezerra Pedro Costa ou 'O que pode um corpo?'
  Junia Barreto Beatrice e o monstro (No such thing): estética e política de um conto de fadas contemporâneo
  Karla Holanda A regionalização no documentário brasileiro
  Kátia Carvalho da Silva O doar-se do Ser e Tempo em Lavoura Arcaica
  Kênia Cardoso Vilaça de Freitas Do visível ao tátil: a câmera-mão no cinema celular
  Kira Santos Pereira SE PODES OUVIR, ESCUTA: Som-imagem em Ensaio Sobre a Cegueira e considerações sobre sua gênese
  Laura Loguercio Cánepa Rebecca - uma mulher inesquecível para o cinema brasileiro
  Leandro José Luz Riodades de Mendonça Os impactos dos direitos autorais na produção cinematográfica
  Leandro Pimentel Abreu A imagem precária na era da fotografia digital
  Leonardo Alvares Vidigal Reggae em filme: arranjos audiovisuais de territórios musicados
  Leonardo Barbosa Rossato Dinafilme e o caso "O Homem que Virou Suco": um estudo de caso sobre a distribuição cineclubista
  Lia Bahia Cesário Padrões e Mudanças: Políticas para Industrialização do Cinema Nacional
  Lila Silva Foster Uma história do cinema amador brasileiro: filmes e questões
  Lisandro Nogueira O melodrama contemporâneo: o olhar domesticado e a qualificação do olhar
  Luanda Taveira Fernandes A femme fatale em trânsito: o caso Transylvania
  Lucia Ferreira Tupiassu Nos caminhos d’A Via Láctea
  Luciana Corrêa de Araújo Versão brasileira? Tesouro perdido, David, o caçula e a incorporação do modelo americano no Brasil
  Lucilene Margarete Pizoquero Cinema e gênero: a trajetória de Gilda de Abreu (1904 – 1979)
  Lucio De Franciscis dos Reis Piedade A menina do sexo diabólico: representações do grotesco e do horror no “hardcore” brasileiro
  Ludmila Brandão Rumores de uma vida mundializada: Reflexões sobre o filme Histórias Mínimas
  Ludmila Moreira Macedo de Carvalho Modernidade e nostalgia no cinema chinês contemporâneo
  Luís Alberto Rocha Melo 'O Saci' e a 'brasilidade'
  Luiz Antonio Mousinho Magalhães A sombra que me move, também me ilumina – sobre alguns curtas da Casa de cinema de Porto Alegre
  Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho Tempo, memória e vídeo: o presente colapsado
  Luiz Cláudio da Costa O espaço da inversão nas instalações de Livia Flores
  Luiz Vadico “A Canção de Bernadette”: A redenção e a carne
  Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim Robert Bresson, a música e seus ecos
  Macioniro Celeste Filho A parceria entre o Centro Universitário Senac e a Cinemateca Brasileira: Educação e Cultura
  Mahomed Bamba Visionamento seguido de comentários: recepção audiovisual em Youtube
  Maira Cinthya Nascimento Ezequiel A modernidade Baudelaireana em Barry Lyndon, de Stanley Kubrick
  Marcel Vieira Barreto Silva Shakespeare e o cinema brasileiro: gênero e contexto na mediação entre texto-fonte e filme adaptado
  Marcela Ribeiro Casarin Cinema e Sentidos: como a visualidade interfere no corpo do espectador
  Marcello Giovanni Tassara Trucagem: uma técnica anônima e fascinante – o vago exemplo de Alma do Brasil
  Marcelo Carvalho da Silva O cineasta X o videomaker: o cinema de poesia em O homem urso
  Marcelo Dídimo Souza Vieira O Nordestern. Ou quando o nordeste brasileiro encontra o oeste americano
  Marcelo Gil Ikeda “Muito falado e pouco visto”: perfil da distribuição dos documentários brasileiros na “retomada”
  Marcelo Rodrigo Mingoti Müller Estratégias da direção cinematográfica: estudo de caso do curta-metragem “Gris” de Iana Cossoy Paro
  Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro Do deserto, as fronteiras do mundo: as invenções da humanidade no cinema mundial contemporâneo
  Marcelo Vieira Prioste As asserções gráficas atuantes no documentário 'Tarnation'
  Marcia Paterman O documentário tem fome de quê?
  Marcia Regina Carvalho da Silva A canção no cinema brasileiro dos anos 80
  Marcius Cesar Soares Freire Ética, estética e mostração descomprometida. Notas sobre certa produção documental contemporânea
  Marcos Fuzita Murata Conteúdo social e composição estética em The Big Lebowski
  Marcus Vinícius Tavares de Alvarenga A Formação da Ancine: Peculiaridades de Uma Agência
  Margarida Maria Adamatti Dimensões do estrelismo brasileiro em 1950: a insuficiência tupiniquim e a imitação de Hollywood
  Maria Aparecida da Silva De tragédias reais e imaginadas: a matança de Puerto Hurraco na literatura e no cinema
  Maria Aparecida Taboza A realidade da imagem, ou a imagem da realidade, em Flusser e Heidegger
  Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho Estética e ontologia: o olhar e as imagens de A(ngelopoulos)
  Maria Celina Ibazeta Memória e resistência nos documentários sobre a ditadura argentina
  Maria Dora Genis Mourão A representação da subjetividade: o EU refletido no OUTRO. Comparando Jogo de Cena e Santiago
  Maria Guiomar Pessoa Ramos Ruy Santos e o documentário militante
  Maria Ignês Carlos Magno O cinema de Líbero Luxardo: uma narrativa da nação e do povo brasileiro
  Maria Lina Carneiro de Carvalho O Trágico sob o prisma do Poético: um estudo dessa interseção no filme Dançando no Escuro
  Maria Noemi de Araujo Um corpo esquecido, mas imaginado
  Maria Regina Paula Mota Inter-telas: análise das potencialidades de criação entre a TV digital e a web
  Maria Rita Aguilar Nepomuceno de Oliveira A Raiva – o poeta revoltado anuncia o fim da história
  Maria Teresa Ferreira Bastos Fotografia, cinema e política no acervo de Ruy Santos
  Maria Thereza de Oliveira Azevedo Procedimentos contaminados: o pos-dramático no teatro e no cinema
  Mariana Duccini Junqueira da Silva Um outro de quem se fala: tensionamento entre identidade e alteridade em A pessoa é para o que nasce
  Mariarosaria Fabris Cesare Pavese: diálogos com o cinematógrafo
  Marina Cavalcanti Tedesco Mulher e cadeia: a construção dos sujeitos femininos no audiovisual latino-americano contemporâneo
  Mário Alves Coutinho Realidade, realismo, neo-realismo: a poesia e o poético em André Bazin
  Maris Stella de Araújo Rodrigues de Oliveira O Sal da Terra: Resistência e afirmação política e ideologica através do cinema
  Maurício Cândido Taveira Interface e linguagem das obras interativas PLAY SMOKING/NO SMOKING E COLLABORE
  Maurício de Bragança As teias de Sherazade na performance do cabaré: uma leitura de El lugar sin límites e Madame Satã
  Mauricio Reinaldo Gonçalves Sinhá-Moça: a representação do negro no filme da Vera Cruz e na telenovela da Rede Globo
  Mauro Baptista Cinema e design nos seriados de televisão Roma, Lost, Californication e 9mm
  Mauro de Araújo Menine Júnior Quando as vedetes [in]formam “outras” representações identitárias em Saneamento Básico, o filme (2007)
  Mauro Eduardo Pommer A luz do cinema versus a luz do dia
  Mauro Luiz Rovai Uma noção de civilização no cinema de Manoel de Oliveira
  Meize Regina de Lucena Lucas Produção Farkas: propostas para um novo conceito de documentário
  Michael Peixoto O diretor enquanto autor: relacionando a obra de Cláudio Assis com as noções de autoria no cinema
  Miguel Serpa Pereira A transgreção e o ritual salvífico no cinema de Robert Bresson
  Miriam de Souza Rossini Do filme à série; da série ao filme: trânsitos entre audiovisuais brasileiros contemporaneos
  Moira Toledo Dias Guerra Cirello A Intuição Democrática no Ensino Audiovisual de Jovens para Jovens
  Mônica Almeida Kornis A construção de uma memória da “geração 68” por narrativas audiovisuais
  Mônica Cristina Araujo Lima La hora de los hornos (1968): Cinema, revolução e peronismo na Argentina dos anos 70
  Natalia Christofoletti Barrenha A estética sonora em Lucrecia Martel: os elementos sonoros como constituintes da narrativa
  Natalia Pinazza Transnacionalidade e Transicionalidade em Um Passaporte Húngaro
  Neide Jallageas Memórias construídas: a história segundo Aleksandr Sokúrov
  Nina Velasco e Cruz Nem cubo branco, nem sala escura: Cinema expandido e a questão do espaço expositivo
  Odair José Moreira da Silva As motivações, as máscaras e o desnudamento da verdade em Anatomia de um crime, de Otto Preminger
  Osmar Gonçalves dos Reis Filho Corpo e presença nas videoinstalações contemporâneas
  Patrícia Costa Vaz Um Corpo Subterrâneo: cinema e memória
  Patricia Furtado Mendes Machado O documentário entre memórias da ditadura e uma busca pessoal
  Patricia Moran Fernandes Poéticas do agora e o frescor da presença
  Patricia Rebello da Silva Política e ética no documentário brasileiro contemporâneo: o poder da palavra e a encenação do real
  Paulo M. F. Cunha A escola portuguesa: o cinema português na década de 1980
  Paulo Menezes Jean Rouch no fim da década de 50
  Pedro Peixoto Curi Pegou essa? Fan films, intertextualidade e disputas simbólicas em comunidades de fãs
  Pedro Vinicius Asterito Lapera Etnicidade e campo cinematográfico: Waldir Onofre e o cinema brasileiro dos anos 70
  Priscila de Almeida Xavier O filme de divulgação científica: o caso do Instituto Butantan (1928-1945)
  Rafael Duarte Oliveira Venancio Por um punhado de revolucionários: Lençóis Históricos e Presentes Fílmicos no Spaghetti Western
  Ramayana Lira de Sousa J’ai pas sommeil e Code Inconnu: Violência e a Imunização dos Espaços Transnacionais
  Raquel do Monte Silva Abril despedaçado: confluências entre cinema, literatura e pintura
  Raquel Timponi Pereira Rodrigues Mudanças na lógica econômica do cinema contemporâneo
  Raquel Valadares de Campos A Sociabilidade e o Cinema: o caso indiano
  Regina Lucia Gomes Souza e Silva A crítica de cinema nas revistas Veja e Bravo!: um estudo comparativo
  Reinaldo Cardenuto Filho Vianinha e o projeto de uma televisão política
  Renato Luiz Pucci Junior Uma Nova Etapa na Interlocução entre Cinema e TV: Hoje é Dia de Maria
  Ricardo Weschenfelder A Trilogia no Cinema
  Rita de Cassia Gomes Barbosa Lima Relações entre o projeto Autoral do Vídeo Independente brasileiro e a cena atual do cinema expandido
  Roberta Veiga O cinema contra a espetacularização do eu: uma análise de Là-bas, de Chantal Akerman
  Roberto Marchon Lemos de Moura Linhas que se cruzam: a historiografia dos primórdios e a idéia de cinema brasileiro
  Roberto Tietzmann Efeitos visuais: conceitos em debate
  Rodrigo Gerace O pornográfico no cinema de arte
  Rodrigo Octávio D Azevedo Carreiro O rádio e os silêncios: apontamentos sobre o uso do som em “Cinema, Aspirinas e Urubus”
  Rodrigo Ribeiro Barreto Fazendo por si mesmas: parceria e estilos autorais de diretoras e cantoras no campo do videoclipe
  Rogério Ferraraz “Os saltimbancos trapalhões” (1981): um blockbuster-high concept-brazuca?
  Rosa Edite da Silveira Rocha Cultura Visual Piauiense: Cidade e Modernidade nas Produções Audiovisuais do Grupo Mel de Abelha
  Rosana de Lima Soares Para além dos gêneros: humor e amor em filmes de bordas
  Rosana Elisa Catelli Painel da Vera Cruz: cinema e arte na cidade de São Paulo dos anos 50
  Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior 'Céu sobre' água e o superoitismo de José Agrippino de Paula
  Rubens Rewald De Computadores e Câmeras
  Sabina Reggiani Anzuategui O grito de Jorge Andrade – primeiro e último capítulos
  Samuel Paiva O Gênero Viagem na Revista Cinearte no Período do Cinema Silencioso
  Sandra Fischer 'Pai e filha', 'Não por acaso': cotidiano, lugar e deslugar
  Sheila Schvarzman Travelogue, Cavação e Pitoresco no Documentário Silencioso Brasileiro
  Silvia Biehl Documentários Políticos, A Política Do Documentário
  Silvia Ramos Gomes da Costa O crepúsculo da película: considerações sobre a quarta onda de destruição
  Simone do Vale A estética do espanto em Georges Méliès: Notas sobre técnica, fantasmagoria & subjetividade
  Sofia Zanforlin Entre os muros da interculturalidade: o ‘homem marginal’ como condição da contemporaneidade
  Susana Madeira Dobal Jordan Três imagens para relatar sobre esculturas impalpáveis
  Suzana Reck Miranda A relação música/cinema e o campo teórico
  Tadeu Capistrano O Manicômio Óptico: cinema, percepção e loucura no início do século XX
  Tania Siqueira Montoro Fazendo Gênero: Critica feminista e pesquisa em cinema e TV no Brasil
  Teresa Cristina Furtado Matos Representação racial no cinema brasileiro: mobilidade, imobilidade e transformação
  Tetê Mattos Festivais audiovisuais no Brasil: um setor heterogêneo?
  Thais Blank A catástrofe do sentido: o Brasil em três fotogramas dos anos 1930
  Ursula de Almeida Rösele Berlim 10/90 (Robert Kramer): o cinema do desconforto, o documento da transcendência
  Valeria Valenzuela Zonas fronteiriças nos filmes da “chicana” Lourdes Portillo
  Vicente Gosciola Brasil, da Alma para o Mundo: Tecnologia e Estilo Fílmico em Líbero Luxardo e seus Contemporâneos
  Walmeri Kellen Ribeiro Preparação do ator no cinema brasileiro: improvisação e criação
  Wiliam Pianco dos Santos A Língua Portuguesa na contemporaneidade a partir da obra de Manoel de Oliveira: Um filme falado
  Wilton Garcia Olhar o corpo no cinema contemporâneo de Milk
  Zuleika de Paula Bueno Sob medida para o mercado: derivados televisivos para o público juvenil