XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Com mais de 450 trabalhos apresentados nesse ano, o maior encontro da história da nossa entidade, reconhecida atualmente como uma das maiores do mundo, apresentamos uma variedade de títulos e temas que primam pela qualidade e pluralidade, que nos orgulha na busca pela excelência, seriedade das discussões e liberdade nos debates entre pesquisadores de todas as regiões do Brasil e de outros países, ampliando nosso leque de interesses, perspectivas teóricas e interfaces com diversas áreas de conhecimento.
Que possamos estar à altura das novas exigências e necessidades, contudo, sem perdermos e termos, ainda mais, o saber com sabor que nos fez estar vivos no mundo que nos coube. Que façamos das imagens em movimento lugar de fala e cobertura. Que tenhamos, por fim, diversos, muitos, vastos encontros.
ISBN: 978-85-63552-07-5

 

Autores

Títulos

  Adalberto Muller Junior Paisagens afetivas em Viajo porque preciso, volto porque te amo
  Adriana Galvão Estética, sonho e morte. Cipriano: uma produção piauiense
  Adriana H Fernandes Cinema e a narrativa de jovens – o cine CCH como espaço de pesquisa na universidade
  Adriana Mabel Fresquet A escola de cinema do CAp UFRJ: desaprender imaginários (in)visíveis
  Adriane Piovezan As atitudes diante da morte em Le rose del deserto de Mario Monicelli
  Adriano Carvalho Araújo e Sousa Filme de Amor: do erótico à carne
  Afrânio Mendes Catani Comédia (chanchada) à portuguesa, anos 30, 40 e 50
  Aida Maria Bastos Nepomuceno Marques Política e estética na obra de Nelson Pereira dos Santos
  Aldenira Mota do Nascimento Cinema e Educação: uma reflexão sobre a produção audiovisual na escola
  Alessandra Schimite da Silva O ano do dragão: “1968” e o Protesto Mudo de Glauber Rocha
  Alessandra Soares Brandão Viagens que levam ao mar no cinema latino-americano contemporâneo
  Alessandra Souza Melett Brum De Hiroshima a Marienbad: breve percurso da crítica brasileira
  Alessandro Constantino Gamo O documental na obra de Ozualdo Candeias
  Alex Sandro Martoni A estética gótica e o cinema de vanguarda
  Alexandre Buccini Cinema na Escola - A hora dos alunos "fazerem" cinema documentário
  Alexandre Ferreira de Mendonça As fronteiras entre documentário e ficção em experiências de formação
  Alexandre Figueirôa Ferreira O Nordeste Armorial em Auto da Compadecida e A Pedra do Reino
  Alexandre Ramos Vasques Manipulações e Intervenções em Limite - Um máster analisado
  Alexandre Rocha da Silva As mulheres de Glauber: Rosa entre Deus e o Diabo
  Alexandre Silva Guerreiro Re-Cut Trailer – da carnavalização à reinvenção da autoria
  Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia A invasão zumbi no audiovisual independente latino-americano
  Alice Dubina Trusz Emílio Guimarães, ativo fotocinegrafista na Porto Alegre dos anos 1910
  Alita Villas Boas de Sá Rego Laborav: audiovisual e colaboração na periferia do Rio de Janeiro
  Amaranta Cesar Filmes de regresso: o desafio das fronteiras e o olhar nômade
  Ana Ângela Farias Gomes Recife insustentável: (des)apropriações imagéticas de um Nordeste diverso
  Ana Camila de Souza Esteves Por uma perspectiva narrativa da autoria no cinema: duas análises
  Ana Carolina Alves Luz Pinto Cinema de ficção: do deslocamento discursivo à intervenção política
  Ana Flávia Merino Lesnovski Assista a este jogo: o contexto de recepção de Alan Wake
  Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor O cinema faz-se escola: o amor revisitado em Pierrot le fou, de Jean-Luc Godard
  Ana Luisa de Castro Coimbra Alexandre Robatto Filho: memória e documento nas imagens da Bahia
  Ana Luiza Pereira Barbosa Um encontro sonoro em Belleville: vozes, música e ruídos em uma narrativa não-verbal
  Ana Maria Acker Imagens do futebol no cinema: o jogo no filme Linha de passe
  Ana Paula Nunes Metodologias de quadro a quadro
  ana rosa marques Indagações em torno do tema no documentário brasileiro contemporâneo
  Ana Soares Pão português – fermento de documentários
  Ananda Carvalho Fluxos, imagens e sons: a produção audiovisual online
  Anderson Silva Vieira Timor-Leste, cinema e a invenção do Nós
  André de Souza Parente Figuras na paisagem
  André Keiji Kunigami Apontamentos: cinema, sofrimento e alteridade
  Andre Piazera Zacchi Em 1942: vivendo num trem postal.
  André Piero Gatti Globalização cinematográfica no Brasil
  André Queiroz Cinema de Exceção e a narrativa do 'resto'
  Andrea França MArtins O documento audiovisual e o espectador
  Andrea Limberto Leite Reincidências do gênero musical durante o atestado midiático do dom
  Andrea Molfetta A utopia-video em Buenos Aires
  Anelise Reich Corseuil Transbordamento das Fronteiras em Tráfico e The Fourth World War
  Angélica Coutinho A trilogia da circularidade em Pedro Almodóvar
  Angeluccia Bernardes Habert Hagiografia moderna: o caminho dos pequenos gestos e o insuficiente
  Anita Leandro A voz inaudível dos arquivos. Montagem e escrita da História
  Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva O mundo como vontade de representação no Piauí
  Antonio Joáo Teixeira Identidade em trânsito - Iracema, uma transa amazônica
  Antonio Pacca Fatorelli Five de Abbas Kiarostami – passagens entre a imagem fixa e a imagem
  Aparecida de Fátima Bueno Armadilhas do desejo: Vale Abraão
  Ariane Diniz Holzbach Novas tecnologias, novas audiências e novos videoclipes
  Arlindo Ribeiro Machado Neto A Morte da Televisão segundo Lost
  Arthur Autran Franco de Sá Neto As indústrias cinematográficas da Argentina e do Brasil nos anos 1930
  Arthur Fernandes Andrade Lins A centralidade da personagem no cinema contemporâneo
  Aurélio Orth de Aragão O cruzamento entre as artes na construção do cinema de Beto Brant
  Bárbara de Lira Bezerra A Representação do Baiano no Filme Ó paí, ó
  Beatriz Leal Riesco La mujer en el cine africano contemporáneo: la estética de la resistencia
  Beatriz Becker No estranho planeta dos seres audiovisuais: TV e Educação
  Beatriz Morgado de Queiroz Experimentando o “audiovisual em performance”
  Beatriz Rodovalho A retomada de filmes de família na obra de Péter Forgács
  Bernadette Lyra Na periferia nada se copia tudo se recria: gêneros em filmes de bordas
  Bernardo Marquez Alves O pensamento sonoro no cinema brasileiro contemporâneo: primeiros passos
  Bernardo Queiroz Siqueira Santos Tecnologias de Imagem e suas mudanças na Fruição das Salas - Avatar, Star Wars Remix, Cocaine Runners
  Bertrand de Souza Lira Documentário e subjetividade-a fotografia noire em 33, de Kiko Goifman
  Bráulio de Britto Neves Plataformas políticas, políticas de plataforma
  Bruna Hetzel A Modernidade Exílica no Cinema de Walter Salles
  Bruna Werneck de Andrade Bakker Empreendedores de si: autorrealização e trabalho no cinema contemporâneo
  Bruno César Dias de Carmelo A criação de novos autores pelos Cahiers du Cinéma contemporâneos.
  Bruno Fabri Carneiro Valadão Os anjos da estória em Glauber Rocha
  Caio Augusto Amorim Maciel Espaço canavieiro e retórica da paisagem no cinema brasileiro contemporâneo
  Camila Vieira da Silva “Eu foco naquilo que me interessa”: o documentário em Naomi Kawase
  Candida Maria Monteiro Autodocumentário: memória e experiência na contemporaneidade
  Carla Conceição da Silva Paiva Traduções intersemióticas em Gabriela (1983)
  Carla Maia Por um cinema menor - Mulheres no documentário brasileiro contemporâneo
  Carla Schneider Arte e tecnologia: um olhar flusseriano sobre o cinema de animação
  Carlos Eduardo Pereira Análise crítica do discurso da série As primeiras 48 horas
  Carlos Francisco Pérez Reyna Da pesquisa de campo à pesquisa interativa: esculpindo em hirpermídia os resultados da interpretação etnocinematográfica
  Carlos Gerbase O autor em filmes de baixíssimo orçamento (2004-2009)
  Carlos Roberto de Souza Vagas notícias de um distante Vitaphone
  Carmen Lucia Castro Lima Rede de profissionais de filmes baianos realizados entre 1993 e 2008
  Carol do Espírito Santo Ferreira Fabulação e ambiguidade no documentário Terra deu, terra come
  Carolin Overhoff Ferreira O ensaio fílmico no cinema português
  Carolina Amaral de Aguiar A Espiral: um "filme-dossiê" montado em arquivos
  Caroline da Silva Os mil platôs culturais dos documentários musicais
  Caroline de Aragão Bahia Martins O personagem anônimo na filmografia documental de Eduardo Coutinho
  Caroline Gomes Leme Militância, engajamento e autoria no cinema: notas exploratórias
  Cássio dos Santos Tomaim Guerra e Paz, o uso da encenação nas séries de documentários da RBS/TV
  Catarina Amorim de Oliveira Andrade Abdellatif Kechiche – consolidação e visibilidade do cinema beur
  Cecília Antakly de Mello O mundo de Jia Zhang-ke
  Cesar Augusto Baio Santos Performatividades: a presença e o gesto na estética audiovisual
  César Geraldo Guimarães Vestígio, testemunho, rememoração
  Cezar Migliorin Escritas da cidade: processos subjetivos e espaço urbano no cinema contemporâneo brasileiro
  Cid Vasconcelos de Carvalho Doutor
  Cintia Campolina de Onofre As composições de Radamés Gnattali para o cinema brasileiro nas décadas de 50 e 60
  Ciro Inácio Marcondes Mágica, poesia e espetáculo: Viagem à Lua e uma ubiquidade moderna
  Clara Leonel Ramos Entreatos: representação histórica e mecanismos de auto-representação
  Clarissa Nanchery Cinema e educação - confluências entre cultura audiovisual e infância
  Clarisse Maria Castro de Alvarenga A vida e o cinema nas Fontainhas: encontros e desencontros
  Cláudia Cardoso Mesquita Filme e retrato: analogias e incorporações
  Claudiney Rodrigues Carrasco A macroestrutura da trilha musical no exemplo de Maria Antonieta
  Claudio Bezerra Dilemas entre indivíduo e sociedade no cinema de Gutierrez Alea
  Cléber Eduardo Eu recuso: dos objetos aos abjetos
  Cleuza Maria Soares Duelos no palco: O filme Amélia e os estudos pós-coloniais
  Conceição de Maria Ferreira Silva (Ceiça Ferreira) Olhares sobre o candomblé e a umbanda no cinema brasileiro
  Consuelo Lins Desmontar/remontar imagens: o ensaio fílmico e o espectador-montador
  Cristian Carla Bernava A vamp e a mulher fatal no cinema das primeiras décadas do século XX
  Cristiane da Silveira Lima Algumas reflexões sobre o som no documentário de temática musical
  Cristiane Freitas Gutfreind O realismo nos filmes brasileiros contemporâneos sobre a Ditadura Militar
  Cyntia Araújo Nogueira As fronteiras do cinema marginal: novas perspectivas de análise
  Dafne Reis Pedroso da Silva Revelando os Brasis e o processo de produção de curtas-metragens
  Damyler Ferreira Cunha A Submersão nas imagens sonoras: o som e suas dimensões imaginárias
  Daniela Duarte Dumaresq Formas fílmicas de pensamento: as vanguardas históricas
  Daniela Marinho Martins Brasília Ano 10: espaço fílmico e urbano
  Daniela Muzi Uma outra forma de analisar o audiovisual usando a Teoria Ator-Rede
  Danielle Crepaldi Carvalho O papel da crônica mundana na instituição do hábito de se ir ao cinema
  Danillo Silva Barata A poética videográfica de Marcondes Dourado: fabulação e dialogia
  Danusa Depes Portas Harun Farocki e a imagem gesto
  Dario de Souza Mesquita Júnior Perplex City arquitetada: construção de mundos ficcionais
  Deisimer Gorczevski Pesquisa-intervenção: experiências audiovisuais das juventudes
  Denilson Lopes Silva Desaparecimento e pertencimento em Os Famosos e Os Duendes da Morte
  Denise Azevedo Duarte Guimarães Interlocuções tecnoestéticas entre vinhetas de filmes e a videoarte
  Denise Camillo Duarte Estéticas realistas contemporâneas: a trilogia de Gus Van Sant
  Denise Lopes Vida e arte: original ou cópia, real ou representação em Copie Conforme
  denise tavares da silva O sujeito da história e a história do sujeito no doc biográfico
  Dennison de Oliveira Relações familiares e amorosas na minissérie Tudo Novo de Novo
  Diego Hoefel Retrato Audiovisual e Paisagem Sonora
  Diego Paleólogo Nada humano é para sempre: imaginário e subjetividade em Fome de Viver
  Dilma Beatriz Rocha Juliano A vida é alheia, mas os efeitos da cultura industrializada são nossos
  Edson Pereira da Costa Júnior Percepções do ser e da realidade: tempos e memórias em Sans Soleil
  Eduardo Dias Fonseca Cinema da retomada: mundialização de uma comunidade híbrida imaginada
  Eduardo Simões dos Santos Mendes Estudando a relação imagem-som em A Conversação, de Francis Coppola
  Eduardo Tulio Baggio Procedimentos estilísticos em mockumentaries relacionados à série Lost
  Edvânea Maria da Silva O cinema político de Juan José Campanella e a reinvenção do melodrama
  Edwar de Alencar Castelo Branco Torquato Neto e suas travessuras em superoito
  Egle Müller Spinelli O webdocumentário no Brasil: produção e difusão do formato
  Elane Abreu de Oliveira Pinhole vídeo: temporalidades das imagens em questão
  Elen Doppenschmitt A poética da família na obra do cineasta chileno Sebastián Lelio
  Eliane Tânia Martins de Freitas Imagens e valores da masculinidade, paternidade e autoridade em Tropa de Elite
  Eliany Salvatierra Machado Cinema e Educação: formação de educadores audiovisuais
  Eliska Altmann Discursos críticos: o caso carioca
  Elizabeth Maria Mendonça Real A literatura no cinema de Joaquim Pedro de Andrade
  Emília Maria da Conceição Valente Galvão Cinema e emoções: ferramentas de análise fílmica
  Erick Felinto de Oliveira Vilém Flusser e o Olho selvagem: a Teoria Flusseriana do Cinema
  Erly Milton Vieira Junior Paisagens sonoras e afetivas em trânsito no cinema global contemporâneo
  Estevão de Pinho Garcia CM e EB: congruências no cinema moderno pós-1968
  Fabián Rodrigo Magioli Núñez O melodrama sob a ótica do Nuevo Cine Latinoamericano: rejeição e nego
  Fabiana Crispino Santos Olhares em movimento: uma análise de Vicky Cristina Barcelona (2008)
  Fabiana Quintana Dias A trilha sonora de Orfeu na estratégia narrativa de Cacá Diegues
  Fabiano Grendene de Souza Errâncias Digitais: A viagem em estrada para Ythaca e Além da estrada
  Fabio Allan Mendes Ramalho De mundos singulares: margem e afeto em dois filmes de Suzana Amaral
  Fabio Diaz Camarneiro Cinema inocente: arte erótica em Filme de amor, de Júlio Bressane
  Fábio Freire da Costa Pílulas pop: as canções e os trailers de cinema
  Fabiola Bastos Notari Anunciação: os indícios audiovisiais em Ashik Kerib
  Fabricio Felice Alves dos Santos O cinema brasileiro em O fan: o Chaplin-Club e sua relação com o pensamento industrial cinematográfico brasileiro na década de 1920
  Fabrizio Di Sarno A configuração sonora da imagem do desconhecido
  Felipe Costa Trotta A calcinha preta e o sutiã da Norminha: moral, humor e trilha novelesca
  Felipe Muanis O caminho do olhar: entre as pinturas e as vinhetas de televisão
  Fernanda Aguiar Carneiro Martins Da sinfonia urbana à revolução do falado: novas perspectivas históricas
  Fernanda de Oliveira Gomes Relações possíveis na produção e recepção de instalações interativas
  Fernanda Lopes Torres (Auto) retratos de Andy Warhol no espaço e no tempo da platéia
  Fernando Alvares Salis O audiovisual como performance: interatividade e criação em tempo real
  Fernando Aparecido Ferreira A tela em delírio – a poética visual-cinética das montages sequences
  Fernando de Mendonça O Cinema-Parábola de Nacer Khemir e Sua ‘Trilogia do Deserto’
  Fernando Morais da Costa O caso Cisne negro
  Fernando S Vugman Zumbilândia: Vida, ou quase vida, no paraíso do consumo
  Fernando Weller O cinema direto em Quebec – notas sobre uma Revolução Tranquila
  Fernão Pessoa Ramos Cinema & Teatro & Documentário: mas o que é mesmo 'mise-en-scène'?
  Filipe Brito Gama Ficção e documentário: analisando o falso documentário Recife frio
  Flávia Campos Junqueira Reflexões sobre tecnologia e a intuição estética na contemporaneidade
  Flávia Seligman Globo filmes para um Globo público: um cinema com padrão de qualidade
  Flávio Costa Pinto de Brito O “Cinema Impopular” segundo Pier Paolo Pasolini
  Flavio de Souza Brito A TV Cultura de São Paulo e a produção de documentários (1969-2004)
  Francisco Alves dos Santos Junior O documentário brasileiro contemporâneo e o outro: do excluído social à multidão que resiste
  Francisco Beltrame Trento A vida pós-Lost: como os fãs se tornaram prosumidores
  Frederico Benevides Parente A construção coletiva de cinema na produção nacional contemporânea
  Gabriel de Barcelos Sotomaior Imagens e processos do novo cinema militante brasileiro
  Gabriela Borges Enquanto se espera por Godot: análise da mise-en-scène e da edição
  Gabriela Lirio Gurgel Monteiro Imagens da cena: o uso de novos dispositivos no teatro contemporâneo
  Gabriela Machado Ramos de Almeida Por uma poética do ensaio fílmico: algumas perspectivas teóricas
  Gabriela Morena de Mello Chaves Acordos político-comerciais e produção cinematográfica no Cone Sul
  Geisa Rodrigues Leite da Silva Estética e política do corpo no cinema: o devir nômade em Karim Aïnouz
  Gelson Santana Formas simuladas: os gêneros nos filmes de bordas
  Genilda Azeredo Linha de passe: entre o vislumbre e o abismo
  Geovano Moreira Chaves Intelectuais católicos e o debate sobre a cotação moral no cinema
  Gilberto Alexandre Sobrinho Sobre corpos e imagens: Walter Lima Júnior e o documentário televisivo
  Gilmar Santana Imagens, cinema, vida moderna e seus agentes
  Glauber Brito Matos Lacerda O apocalipse presentificado em Der Leone have sept cabeças
  Glauber Resende Domingues Sonoridades musicais em Pierrot Le fou: pequena análise e relações com a educação musical
  Glauco Madeira de Toledo Canonicidade em Lost
  Glauco Vieira Fernandes Movimentos da "cicerópolis" audiovisual
  Glênio Nicola Póvoas 48 segundos para a filmografia do cinema silencioso brasileiro preservado
  Guilherme Bento de Faria Lima A reapropriação dos arquivos televisivos no documentário Ônibus 174
  Guilherme Maia de Jesus Música e documentários: o meio do caminho
  Guilherme Seto Monteiro A trajetória crítica de Almeida Salles: alguns apontamentos
  Gustavo Soranz Gonçalves Lugares do afeto: a Amazônia imaginada
  Gustavo Souza Estética do improviso no cinema de periferia
  Helena Stigger Ditadura Militar – do cinema político ao histórico
  Heloisa Pisani O cheiro do ralo: criação estética no cinema de transgressão
  Henri Arraes de Alencar Gervaiseau Novas tendências do filme ensaio
  Hernan Rodolfo Ulm Lisandro Alonso: uma viagem ao coração da nada
  Hudson Moura A imposição do realismo no cinema diásporico de Wajdi Mouawad
  Hugo Leonardo Castilhos dos Reis O som na mise-en-scène do cinema de Carlos Reygadas
  Humberto Lima Saldanha Magalhães Silva Sympathy for vengeance: o universo aterrorizante de Park Chan-wook
  Iara Helena Magalhães Encenação direta – Coisa impossível/ real
  Iara Sydenstricker Taxonomia das séries audiovisuais: uma contribuição de roteirista
  Icaro Ferraz Vidal Junior A partilha do indizível ou notas para um elogio da ambivalência
  Ilana Feldman Através da janela: o cinema de Perlov, Akerman e Farocki
  India Mara Martins As estratégias visuais do 1o. cinema e sua renovação no cinema digital
  Inês Assunção de Castro Teixeira Sob a "Câmera de Nestor Canclini": ancoragem para encontros entre cinema e docência
  Iomana Rocha de Araújo Silva Desassossego e a análise de um filme-processo
  Isaac Pipano Alcantarilla Os rasgos e o tecido: a política da arte em Inútil, de Jia Zhang-ke
  Isabel Almeida Marinho do Rêgo Metrópolis revisitada: experiência estética e universo transmidiático
  Isabella Regina Oliveira Goulart O Cinema no Correio da Manhã (1926-1927)
  Jamer Guterres de Mello Entre a verdade e a ilusão: um estudo das potências do falso no cinema
  Jennifer Jane Serra Documentário e animação em Dossiê Rê Bordosa e Creature comforts
  Jhessica Francielli Reia Imaginário e sexualidade: análise a partir de Comícios de amor (1964)
  Joana Paranhos Negri Ferreira Five: um cinema de encontros
  João Baptista Godoy de Souza Procedimentos de trabalho na captação de som direto
  João Carlos Massarolo Das possibilidades narrativas nas plataformas de mídia
  João Guilherme Barone Reis e Silva Cinema brasileiro nos anos 2000. Sobre os filmes menos vistos
  João Luiz Vieira Mulheres na estrada: sexo, road movies e horizontes perdidos
  João Miguel Valencise O som na Vera Cruz
  João Paulo Dumans Guedes Figuras do encontro em Pedro Costa
  João Paulo Rodrigues Matta A importância da produtora Truque para a retomada do cinema na Bahia
  Joao Pinto Furtado Imagens na História: notas sobre filmes e narrativas historiográficas
  Joice Scavone Costa Restauração de som no cinema brasileiro: panorama
  Jorge Luiz Cruz O cinema e a Revolução dos cravos
  José Cláudio Siqueira Castanheira O espaço sonoro compacto: reprodução multicanal e novos modelos perceptivos
  José de Sousa M iguel Lopes O Conformista: conflitos políticos e morais sob o manto do autoritarismo
  José Filipe Costa Migrações de imagens do “real”
  José Francisco Serafim O diário filmado e sua relação com o cinema documentário
  José Gatti Ocupação: estrangeiros filmam a África do Sul
  José Roberto Ferreira Guerra A produção de cinema em Pernambuco sob uma perspectiva empreendedora
  José Umbelino de Sousa Pinheiro Brasil A dramatica poética/marginal do personagem afro-brasileiro
  Josette Monzani Glauber e Pasolini: estética onírica e transgressao das normas
  Julia Gonçalves Declie Fagioli Um tigre de papel: as narrativas falseadas e a denegação do espectador
  Júlia Machado de Carvalho Estética, Política e Fé no cinema de Lars von Trier
  Julia Scamparini Ferreira O cinema como materialidade discursiva
  Julian Daniel Gutierrez-Albilla Rethinking Pixote: The Subversive Power of the "Time-Image"
  Juliana Cardoso Franco As estéticas de si
  Juliana Panini Silveira Para além do rock´n´roll: a música em Last Days, de Gus Van Sant
  Juliana Pinheiro Maués A mise-en-scène da ação: análise do filme Exilados, de Johnnie To
  Juliana Salles de Siqueira Entre o cinema e a fotografia: The Ballad of Sexual Dependency
  Juliano Gomes Sobre o olhar como ação (em alguns filmes contemporâneos)
  Juliano Gonçalves da Silva Mulheres indígenas no cinema brasileiro de ficção
  Juliano José de Araújo Cineastas indígenas e enunciação no documentário
  Julio Bezerra Em alerta: os corpos disponíveis de Tsai Ming-Liang
  Julio Lucchesi Moraes A trajetória econômica de Francisco Serrador: uma análise crítica
  Karine dos Santos Ruy A circulação do blockbuster brasileiro no mercado de salas
  Karla Holanda DOCTV: particularidades na descentralização?
  Karliane Macedo Nunes Exu no filme Besouro: a reconstrução de mitos sobre o orixá mensageiro
  Katia Augusta Maciel Cenas da vida urbana: teoria e prática em representações fílmicas do espaço público
  Katia Valeria Maciel Toledo A presença como forma nas instalações contemporâneas
  Kênia Cardoso Vilaça de Freitas A produção de subjetividade no cinema de bolso: cartas x diários
  Kira Santos Pereira A criação sonora na pós-produção de Ensaio sobre a cegueira
  Klaus Berg Nippes Bragança A Retórica do Medo: efeito de real e credibilidade fílmica no horror
  Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues A elite acossada? O documentário e o “outro” de classe
  Laila Rotter Schmidt Índices de um pensamento em processo nos roteiros de Eles não usam black-tie
  Larissa Schlögl O olhar cinematográfico em Do inferno: reflexões sobre a adaptação
  Laura Loguercio Cánepa Filmes espíritas no Brasil: a renovação de uma tradição
  Layo Barros A representação de São Paulo no cinema da primeira década do sec. XXI
  Leandro José Luz Riodades de Mendonça O cinema luso-brasileiro. Elementos para comparação
  Leandro Rocha Saraiva Três construções de narrativas de personagens documentais
  Leonardo Alvares Vidigal A música popular nos filmes de Hou Hsiao-Hsien
  Leonardo Bomfim Pedrosa O cinema olha para si
  Leticia Passos Affini Websérie: convergência televisão e internet
  Lia Bahia Cesário Globo Filmes e o fluxo entre cinema e televisão no Brasil
  Liana Lessa Três percursos imagéticos de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes
  Lígia Azevedo Diogo Vídeos de família analógicos: a produção doméstica pré-YouTube
  lisandro nogueira Além das lágrimas: melodramas de Mike Leigh e Rainer Fassbinder
  Luanda Taveira Fernandes Mulheres em Trânsito: diálogo entre Una Novia Errante e Céu de Suely
  Lúcia Ramos Monteiro As migrações das imagens do nascimento do cinema moçambicano
  Luciana Corrêa de Araújo Os seriados norte-americanos e o cinema brasileiro dos anos 1920
  Luciana Guimarães Dantas Miguel Rio Branco: entre imagens, entre olhos e paisagens
  Luciano Vaz Ferreira Ramos O Homem da Palma de Ouro - um produtor na história do cinema paulista
  Lucio De Franciscis dos Reis Piedade Canibais, tarados e zumbis: uma radiografia do horror nos filmes independentes brasileiros
  Luís Alberto Rocha Melo A Unida Filmes S.A. e a formação de um “circuito independente”
  Luís Carlos da Costa Nogueira O Avatar de Morel: a quimera do cinema total
  Luiz Antonio Luzio Coelho Langue e imagem: aporte do design no estatuto da língua do audiovisual
  Luiz Antonio Mousinho Magalhães Recepção crítica de Fernando Meirelles
  Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho Desmontando monumentos: apropriação, imagens de arquivo e documentário
  Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Junior A crise da mise en scène no cinema moderno
  Luiz Garcia Vieira Junior Gestos e comunicabilidade em Found Footage
  Luiz Paulo Gomes Neves A discussão de gênero no cinema brasileiro através da pornochanchada
  Luiz Philipe Fassarella Pereira Apropriação de gênero: ficção x documentário. Filme Cloverfiel Monster
  Luiz Vadico Estética e narrativa da Hagiografia Fílmica
  Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim A sonata de Bresson
  Luiza Cristina Lusvarghi Crimes Contemporâneos – crítica social e policial na América Latina
  Luiza Elayne Azevedo O Cinema na Educação: saberes transversais e educomunicação
  Mahomed Bamba The pervert´s guide to cinema: leitura performativa, recepção criativa
  Maira Valencise Gregolin O fenômeno da cultura participativa e a indústria de mídias
  Marcel Vieira Barreto Silva Som, fúria e sentido: Shakespeare na ficção seriada televisiva
  Marcelo Carvalho da Silva A invenção do movimento: Deleuze, o intervalo e as imagens de Lumière
  Marcelo Dídimo Souza Vieira O sertão utópico do cinema brasileiro contemporâneo
  Marcelo Ernandez Macedo O Ponto Cine e o acesso ao cinema no Rio de Janeiro
  Marcelo Gil Ikeda PAR e PIQCB: uma análise dos mecanismos automáticos de fomento
  Marcelo Monteiro Costa O tempo perdido e o fim da experiência como um princípio estético
  Marcelo Vieira Prioste L.B.J.: o imagético subversivo no documentário político cubano
  Márcia Cristina da Silva Sousa (Márcia Bessa) Vestígios do tempo: em memória dos cinemas de rua do Rio de Janeiro
  Marcia Ortegosa Suspensão e desvio em John Cage. Análise da obra fílmica The One
  Marcia Regina Carvalho da Silva Uma noite em 67 e a história da música na televisão brasileira
  Márcia Regina Xavier da Silva Antoine e Colette invadindo a sala
  Marco Aurélio Teles Freitas Descontinuidade e ressignificação no curta-metragem Sobre os anos 60
  Marcos Amarante de Almeida Magalhães Animação espontânea – Criação e aprendizado na linguagem de animação
  Marcos Paulo Blasques Bueno Som, música e movimento no audiovisual: ensaio de técnicas para sincronização
  Marcos Pierry De volta para o futuro: neo-superoitistas na cena baiana
  Marcus Mello Os jogos intertextuais no cinema de Claire Denis
  Maria Alzuguir Gutierrez latino-americanismo - da literatura ao cinema
  Maria Beatriz Colucci Cinco vezes favela (1962 e 2010): identidades e ressignificações
  Maria Carolina Vasconcelos Oliveira Filme, masala e Estado: Bollywood conseguirá cumprir suas promessas?
  Maria Celia Orlato Selem Feminismo e exclusão social em documentários de mulheres no Brasil
  Maria Celina Ibazeta A justiça brasileira sob o olhar documentário
  Maria Cristina Miranda da Silva Cinema e educação - uma experiência de reinvenção
  Maria do Carmo de Siqueira Nino V de Vertigem: efeito trompe l´oeil no cinema
  Maria do Socorro Sillva Carvalho O filme, a crítica e a cidade; a recepção de Bahia de todos os santos
  Maria Guiomar Pessoa Ramos O viés subjetivo do não-ficcional silencioso no Brasil
  Maria Helena Braga e Vaz da Costa Cinema, Tecnologia, Arte: Uma visão crítica sobre a cor no cinema
  Maria Henriqueta Creidy Satt Narrativas do não-acontecimento
  Maria Ignês Carlos Magno Um estudo dadeslocografia no sertão do cinema brasileiro
  Maria Ines Dieuzeide Santos Souza A voz e o som no documentário animado: a proposta de Valsa com Bashir
  Maria Luiza Rodrigues Souza Estudos de recepção: questões de método
  María Marcela Parada Cine chileno Generación 2000: la renovación narrativo-técnica
  Maria Noemi de Araujo Uma representação de loucura no cinema brasileiro
  Maria Regina Paula Mota A “dificuldade” latino-americana no Barroco cinematográfico – Glauber, Leduc e Cao
  Maria Teresa Ferreira Bastos Recortes cômicos: quando imagens reposicionam poder e política
  Mariana Arruda Carneiro da Cunha Paisagem e afeto: a estética do sertão em O céu de Suely e Mutum
  Mariana Duccini Junqueira da Silva Um imaginário da redenção: sujeito e história no documentário musical
  Mariana Manhães Lima Falkenhein Engenhar: a matéria como centro de sonhos na arte
  Mariana Porto de Queiroz Escola engenho: criação de uma escola de cinema pra crianças no Recife
  Mariana Souto de Melo Silva Juventudes de classe média no cinema nacional contemporâneo
  Mariana Tavernari Narrativas em rede e articulações discursivas nas interfaces contemporâneas
  Mariane Harumi Murakami Narrativas em diálogo: a telenovela em múltiplas plataformas
  Mariarosaria Fabris Pier Paolo Pasolini: resenhas cinematográficas
  Marina Cavalcanti Tedesco Josefina Jordán: transgressões de gênero no Nuevo Cine Latinoamericano
  Marina Moros My boys no nothing about sound:‭ A‬lberto Cavalcanti na GPO
  marina pantoja boechat Montagem, interação, performatividade: entre o cinema e a hipermídia
  Marina Soler Jorge Sociologia da Cinefilia
  Marina Tarnowski Fasanello Contos e Cinema processos criativos na Cinemateca e na Escola
  Marinyze das Graças Prates de Oliveira Imagens extraordinárias do lixo: da invisibilidade às telas do cinema
  Mário Alves Coutinho Por uma pedagogia godardiana
  Mario de Almeida Cascardo Atos de resistência em Juventude em marcha
  Marise Berta de Souza O corpo e as políticas do cotidiano nos filmes de Fernando Belens
  Martin Schlesinger São Paulo A/V. Trilhas e trilhos sonoros em O Invasor
  Matheus Araujo dos Santos Dzi Croquettes: arte subversiva dos palcos para o cinema
  Maurício de Bragança Fronteiras da violência, fronteiras de gênero: cartografando o narcocine mexicano
  Maurício de Medeiros Caleiro Biutiful e os regimes de (in)visibilidade das migrações transnacionais
  Mauricio Reinaldo Gonçalves "Onda Nova": cinema paulista e sujeito pós-moderno
  Mauro Luiz Rovai Arte e política nos filmes A revolução de maio e Rojo y Negro
  Michael Peixoto O universo intertextual de Os famosos e Os duendes da morte
  Michel Marie L’œuvre de Pierre Perrault, singularité et héritage
  Michelle Sales Belonging and displacement: saídas transnacionais e plurilinguísticas para o cinema lusófono
  Miguel Angel Lomillos Garcia A trilogia de Fontainhas de Pedro Costa: a forma artística de uma experiência de pobreza e humildade
  Miguel Serpa Pereira Santo Agostinho no cinema e na televisão
  Milena de Lima Travassos Ellis Island – Corpos que posam, um passado encenado
  Milena Szafir Mapeamento de Surveillance Art na América Latina - reflexões
  Milene de Cássia Silveira Gusmão Memória, mimese e processos de aprendizado pelo cinema
  Milton do Prado Franco Neto A encenação do corpo em A Bela intrigante, de Jacques Rivette
  Mirela Souto Alves Real ou imaginária? Um olhar sobre a construção de cidade em Budapeste
  Miriam de Souza Rossini Tensionamentos narrativos e duração na grade televisiva
  Mirian Ou O filme-família, Hollywood e o imaginário internacional-popular
  Mônica Brincalepe Campo Lucrecia Martel: gênero e melodrama como representação
  Monica Villarroel M. El cine de exploradores: experiencias en la Amazonía y la Patagonia
  Nanna Pôssa Bones Dois em um: a autoria compartilhada na obra dos irmãos Dardenne
  Náyady Karyze Oliveira Nunes da Silva Tendências do Cinema Contemporâneo - The Dark Knight e Transmídia
  Neide Jallageas Chto Delat: o audiovisual como estratégia marxista pós-soviética
  Nina Galanternick O uso de dispositivos em filmes sobre arte
  Nina Velasco e Cruz In between: entre arte e cinema, entre lembrança e esquecimento
  Osmar Gonçalves dos Reis Filho Dos sentidos ao sentir: a narrativa sensorial de Cao Guimarães
  Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins Movimento em falso: o pós-dramático, o bildungsroman e o roadmovie
  Paloma Coelho As imagens da família e a projeção da intimidade em Beleza Americana
  Patricia Furtado Mendes Machado Memória dos gestos: a montagem de imagens de arquivo em Rocha que voa
  Patricia Moran Fernandes Da imagem como jogo: performance audiovisual entre a ciência e a arte
  Patricia Rebello da Silva Conhecimento por montagem: o documentário sob o risco do ensaio
  Patrício Alves Miranda da Rocha Montagem e modos de representação no documentário de Eduardo Coutinho
  Paulo Domenech Oneto A representação da ditadura militar no cinema brasileiro
  Paulo Jorge Granja Novo cinema português - da crítica à prática cinematográfica
  Paulo M. F. Cunha O novo cinema português e o cinema novo brasileiro: o caso Glauber
  Paulo Menezes Cinema: a constituição das sociedades enquanto imagem
  Paulo Motta Oliveira O mistério dos mistérios: da letra à tela
  Paulo Roberto Ferreira da Cunha Duas faces da mesma moeda: representações da inserção social em Fama e Glee
  Paulo Roberto Montanaro A transmídia e a busca de uma nova linguagem audiovisual para EaD
  Pedro Benjamim Carvalho e Silva Garcia O cinema como escrita com imagens
  Pedro Dolosic Cordebello A experiência da estereoscopia no audiovisual contemporâneo
  Pedro Maciel Guimaraes Junior A teoria do ator-autor
  Pedro Peixoto Curi Não se pode ter tudo: Convergência e frustração
  Pedro Plaza Pinto No espelho das cartas
  Pedro Vinicius Asterito Lapera Cinematógrafo e raça na Belle Époque carioca
  Philio Generino Terzakis Esposas em conflito e Mulheres perfeitas: a mulher e seus intertextos
  Rafael de Almeida O estatuto político da amizade
  Rafael de Luna Freire Aprofundamentos sobre a conversão para o cinema sonoro no Brasil
  Rafael Luiz Ciccarini Nunes O Jovem Kubrick: ontologia da imagem fotográfica
  Rafael Oliveira Carvalho Considerações sobre a crítica cinematográfica em Walter da Silveira
  Rafaela Fernandes Narciso O clownesco em La Strada (Itália/1954)
  Ramayana Lira de Sousa Políticas do Afeto: Linhas de Força do Cinema Brasileiro Contemporâneo
  Raquel Costa Santos O apostolado do cinema no Brasil: da censura aos cineclubes
  Raquel do Monte Silva Sob a luz do afeto: espaço e tempo em Enter the void
  Raquel Timponi Pereira Rodrigues Influência da estética fílmica no teatro: uma análise da peça Adultério
  Regina Lucia Gomes Souza e Silva Considerações sobre crítica jornalística de TV: o caso das ficções
  Régis Orlando Rasia Entre ficção e documentário o experimental no cinema de Sganzerla
  Reinaldo Cardenuto Filho Leon Hirszman em Cuba: contribuições para o cinema político
  Renato Coelho Pannacci O guru e os guris, de Jairo Ferreira
  Renato Luiz Pucci Junior Adaptação televisiva e esquemas cognitivos: o caso de Capitu
  Ricardo Tsutomu Matsuzawa Filmes de urgência: Wenders em busca da identidade
  Rita de Cassia Gomes Barbosa Lima Telas e Sistemas de visualização das novas formas cinema - uma revisão
  Rita de Cassia Miranda Diogo La teta asustada e as novas formas do cinema em tempos de globalização
  Roberta Santos Assef A distribuição do filme brasileiro em relação ao contexto e à recepção
  Roberto Abdala Junior Arte da teleficção no Brasil contemporâneo: uma abordagem histórica
  Roberto Marchon Lemos de Moura Da hegemonia à tutoria
  Roberto Robalinho Lima A guerra (in)visível, ou assombrações do capitalismo contemporâneo
  Roberto Tietzmann Efeitos visuais e o realismo cinematográfico: uma proposta de diálogo
  Rodrigo Almeida Ferreira Cinema e a estetização da História: um debate epistemológico
  Rodrigo Capistrano Camurça Documentário contemporâneo: experiência estética e resistências
  Rodrigo Guéron Underground, mentiras de guerra: cinema, guerra e mais valia
  Rodrigo Octávio D Azevedo Carreiro Legibilidade X verossimilhança: o som no falso documentário de horror
  Rodrigo Oliveira Lessa A representação da classe trabalhadora em Cabra marcado para morrer
  Rodrigo Ribeiro Barreto Representações seminais de homens-objeto do cinema ao videoclipe
  Rogério Ferraraz O horror como matriz genérica nos curtas fantásticos de Joel Caetano
  Rogerio Secomandi Mestriner Brilho eterno de uma mente sem lembranças e o imaginário cyberpunk
  Rosalia Duarte Opções estéticas na pedagogia feminista de Germaine Dulac
  Rosana de Lima Soares Estigmas sociais e cinema de bordas: narrativas audiovisuais em filmes brasileiros
  Rosana Elisa Catelli A UNESCO e os novos cinemas: políticas de promoção das cinematografias
  Rubens Eduardo Monteiro de Toledo Cinema de animação: qualidades que fazem a diferença
  Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior Migração de conceitos: análise fílmica, ensaio e experiência estética
  Rúbia Mércia de O.Medeiros Para quê tomar nota?
  Sabrina Tenório Luna da Silva Práticas contemporâneas do found footage: Supermemórias e 16memórias
  Samuel Paiva A opção ou um Filme de estrada de Ozualdo Candeias
  Sandra de Souza Machado Câmera clara - tela obscura: estereótipos & questões de gênero nos cinemas
  Sandra Regina Goulart Almeida Espaços transnacionais imagens transculturais: a arte de Shirin Neshat
  Sebastião Guilherme Albano Poéticas da responsabilidade no cinema latino-americano
  Selma Tavares Rebello O debate no cineclube da UFRJ numa perspectiva de releitura da prática
  Sérgio Puccini Soares Entre a tradição e o novo: a voz over e modos de usar
  Sheila Schvarzman Entre o nacionalismo e o film d´art: as encenações de O Guarani
  Silvia Ramos Gomes da Costa Curadoria e a Construção da Memória Cinematográfica
  Silvia Regina Saraiva Orru O Boticário um culto à beleza: análise do filme publicitário Repressão
  Simplicio Neto Ramos de Sousa Hitler 3º. Mundo e a música de fita: edição de som no cinema marginal
  SIOMARA GOMES FARIA Imagens profanas: a dimensão política do Cinema de Harun Farocki
  Sofia Zanforlin Cinema e Migração: das negociações por visibilidade e pertencimento
  Soledad Pardo Z. Moreno: textos y paratextos fílmicos en la creación de una estrella
  Sônia Maria Oliveira da Silva Crítica Genética Cinematográfica: métodos, fronteiras e transposições
  sonia regina soares da cunha FOLKAUDIOVISUAL: ativismo midiático e o cinema da periferia
  Stefanie Hesse Alves A vida como ela é: Nelson Rodrigues no palimpsesto televisivo
  Susana Madeira Dobal Jordan Tempo fotográfico e tempo cinematográfico: reciprocidades
  Suzana Reck Miranda A música no cinema e a abordagem de Annabel J. Cohen
  Tadeu Capistrano Re-existir em tempos mortos: o cinema ao ritmo do Tango de Satã
  Tania Siqueira Montoro Imagens e imaginários de Brasilia: itinerários do cinema nacional
  Tatiana Hora Alves de Lima Da poesia ao cinema: João Cabral, a cidade e a imagem
  Teresa Cristina Furtado Matos Representação racial no cinema dos anos 2000
  Teresa Noll Trindade O documentário chegou na sala de cinema. E agora?
  Tetê Mattos [Maria Teresa Mattos de Moraes] Festivais audiovisuais no Brasil: uma proposta de categorização
  thais blank Experiência, narrativa e modernidade nos filmes de família de 1920-30
  Theresa Christina Barbosa de Medeiros Cinema e imaginário: Uma abordagem das imagens futurísticas
  Uliana Kuczynski Cinema, história, comida: possíveis relações em Estômago, o filme
  Vanessa Fernandes Queiroga Pita O hibridismo entre os formatos da teleficção: seriado e minissérie
  Victor Ribeiro Guimarães O documentário e as partilhas do sensível: uma aproximação
  Virginia Osorio Flores Ambigüidade e imagem sonora
  Walmeri Kellen Ribeiro Corpos instalados: corpo e audiovisual na arte contemporânea
  Wiliam Pianco dos Santos Indícios alegóricos da nação portuguesa em Um filme falado
  William Nunes Condé A Familia Ferrez e os primórdios do mercado cinematográfico brasileiro
  Wilson Oliveira da Silva Filho Imagem-som de Lou Reed em Schnabel e Warhol: lições para o live cinema
  Wilton Garcia Performance e diversidade em Dzi Croquetes: estudos contemporâneos
  Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos As línguas nativas latino-americanas no cinema latino-americano