XIV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) – Universidade Federal de Pernambuco - Recife (UFPE).
Com 350 trabalhos apresentados nesse ano, o que nos torna uma das maiores associações do mundo no estudo do cinema e do audiovisual, apresentamos uma variedade de títulos e temas, sempre primando pela qualidade e pluralidade, que nos orgulha na busca pela excelência, seriedade das discussões e liberdade nos debates entre pesquisadores de todas as regiões do Brasil e de outros países, ampliando nosso leque de interesses, perspectivas teóricas e interfaces com diversas áreas de conhecimento.
Que possamos estar à altura das novas exigências e necessidades, contudo, sem perdermos e termos, ainda mais, o saber com sabor que nos fez estar vivos no mundo que nos coube. Que façamos das imagens em movimento lugar de fala e cobertura. Que tenhamos, por fim, diversos, muitos, vastos encontros.
ISBN: 978-85-63552-06-8

 

Autores

Títulos

  Adalberto Muller Junior Jean Cocteau: poesia, artes e cinema sob o signo da intermedialidade
  Adeilton Lima da Silva Glauber Rocha, cinema e performance
  Adriana Galvão Diário de um diário: um cinema piauiense emergindo em experiências fílmicas pós-super 8
  Adriana Mabel Fresquet Crianças restaurando a infância do cinema
  Adriana Maria Cursino de Menezes O tempo do olhar: documentários de observação com imagens de arquivo
  Adriane Piovezan Representações e atitudes diante da morte nos documentários brasileiro
  Adriano Carvalho Araújo e Sousa Dias de Nietzsche em Turim de Júlio Bressane: o aforismo em imagem
  Afrânio Mendes Catani Um comediante brasileiro: Zé Trindade – o trambiqueiro conquistador
  Aleksandra Jablonska La cámara autoconciente y la función de las repeticiones en Lake Tahoe
  Alessandra Meleiro Premiação como diretriz de política cultural
  Alessandra Soares Brandão A teta assustada e a estrangeiridade do/no corpo
  Alessandra Souza Melett Brum Elementos para o estudo da crítica de cinema na década de 1960
  Alessandro Coinstantino Gamo Os filmes de Ozualdo Candeias dos anos 50
  Alex Ferreira Damasceno Recordações de personagens: flashbacks que iluminam a arte audiovisual
  Alexandre Buccini A escola documentária - A dimensão visual do real
  Alexandre Figueirôa Ferreira Prenúncios da diversidade no filme Esses moços pobres moços
  Alexandre Rocha da Silva A televisão em transe: Glauber e o audiovisual
  Alfredo Dias D Almeida Uma análise para o cinema que recorta permanências na história
  Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia Recontextualizando o "cinema de bordas": afinidades e caminhos
  Alice Dubina Trusz As imagens, os seus circuitos e modalidades expositivas: o Ita-jornal
  Amanda Mansur Custódio Nogueira 'Brodagem': o cinema é uma arte de irmãos
  Ana Ângela Farias Gomes TV Cultura, deslocamentos e (a vontade de) outra ordem audiovisual
  Ana Luiza Pereira Barbosa O som no cinema de animação: Disney do silencioso ao sonoro
  Ana Paula Nunes A escola vai ao cinema e vice-versa
  Ana Soares A caverna como câmara escura: Manoel de Oliveira e Platão
  Anderson Melo Arte e mídia no cinema de Federico Fellini
  André Bonotto Elementos estilísticos da trilogia Qatsi
  André Campos Silva A origem dos filmes americanos de gângster
  André Guimarães Brasil A montagem em Pacific: no limiar do dissenso
  André Luiz Machado de Lima A estigmatização e contraestigmatização da chanchada na mídia escrita
  André Piero Gatti Apontamentos para uma historia das transformações da exibição
  Andrea Limberto Leite Produções artísticas censuradas do teatro ao audiovisual
  Anelise Reich Corseuil Chicanos, fronteiras e transgessões
  Angela Freire Prysthon Cinema mundial contemporâneo e imaginação nostálgica
  Angela Maranhão Gandier A simbólica do mal e a alteridade em O homem elefante e Deixa ela entrar
  Angélica Coutinho O amor segundo B. Shianberg - muito além do reality show
  Angelita Maria Bogado Estigmas da autoreflexividade no Dogma 95
  Angeluccia Bernardes Habert A questão moral e a experiência em dois filmes contemporâneos
  Anita Leandro Personagens invisíveis ao meio dia
  Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva Ciao merlettà : a volta italianada da muié rendera.
  Antonio Joáo Teixeira Identidades híbridas - um índio em busca de quê?
  Antônio Marcos Aleixo A “Hollywood Rennaissance” e o cinema radical de Robert Altman
  Antonio Pacca Fatorelli Variações do tempo -mutações entre a imagem estática e a imagem movimento
  Aparecida de Fátima Bueno Eça no cinema: à margem do cânone
  Arthur Fernandes Andrade Lins O pepel do narrador no filme Cão sem dono, de Beto Brant
  Aurélio Orth de Aragão Múltiplas perspectivas entre cinema e literatura em O cheiro do ralo
  Beatriz Leal Riesco Hacia la mudurez en el uso de la música en el cine africano.
  Bernadette Lyra Mangue negro, um filme de bordas-remix
  Bernardo Queiroz Siqueira Santos
Nina Veslasco e Cruz
Transcinemas e transmídias: 3 análises de dipositivos
  Bernardo Teodorico Costa Souza Cine-arqueologia: Uma proposta para as relações entre cinema e história
  Bertrand de Souza Lira Luz e sombra e produção de sentido no expressionismo alemão
  Bruno Hingst Filme histórico: novas formas de circulação e ampliação de público
  Camila Vieira da Silva Sobre a ausência na narrativa de Na cidade de Sylvia e The brown Bunny
  Carla Conceição da Silva Paiva A representação das mulheres nordestinas no cinema nacional
  Carla Schneider Wood&Stock: transmidiatização das HQs ao cinema de animação brasileiro
  Carla Sobrosa Consumo de cinema no Brasil na era dos Multiplexes
  Carlos Adriano Ferreira de Lima Uma ditadura indecente: cinema pornográfico nos 'anos de chumbo'
  Carlos Francisco Pérez Reyna O ponto de vista dos nativos: da descrição fílmica à interpretação antropológica
  Carlos Pernisa Júnior Um homem com uma câmera: camadas de um filme que se revela
  Carol do Espírito Santo Ferreira Construção e implicitação da recepção na narrativa ficcional da TV
  Carolin Overhoff Ferreira As produções transnacionais de língua portuguesa - uma comparação
  Carolina Amaral de Aguiar Cineastas “instrumentos do povo”: o cinema durante a Unidade Popular
  Carolina Dias de Almeida Berger A autoficção no documentarismo latino-americano contemporâneo
  Caroline Gomes Leme Sociologia e cinema: em torno dos filmes sobre a ditadura militar
  Catarina Amorim de Oliveira Andrade Esquivas: representações das margens no cinema beur
  Cecilia Almeida Salles A criação cinematográfica e os registros de processo
  Cecília Antakly de Mello Um conto de duas cidades: transnacionalidade em Que horas são aí?
  Cesar Augusto Baio Santos Os processos de cooptação do sujeito nos dispositivos contemporâneos
  César Geraldo Guimarães As imagens no devir do mundo
  Cezar Migliorin Da possibilidade de uma imagem crítica
  Cintia Campolina de Onofre A música de Rio Zona Norte - análise da dualidade presente na narrativa
  Ciro Inácio Marcondes O Sétimo Selo e Twilight Zone: limiares entre o erudito e o popular
  Cláudia Cardoso Mesquita Entre localidade e subjetividade: urdiduras fílmicas
  Claudiney Rodrigues Carrasco A trilha musical e o jogo poético audiovisual
  Cristian Borges Sobre o papel da “passagem” na evolução da representação do movimento em arte
  Cristiane Freitas Gutfreind Kracauer e o realismo histórico
  Cristiano Figueira Canguçu A construção do estranhamento na série Aeon Flux
  Dafne Reis Pedroso da Silva O percurso metodológico da pesquisa "Hoje tem cinema: a recepção de mostras itinerantes organizadas pelo Cineclube Lanterninha Aurélio"
  Daniel Moreira de Sousa Pinna A sinfonia animada de Anélio Latini Filho
  Daniel Ribas Entre Canijo e Cassavetes – percurso por uma afinidade cinematográfica
  Daniela Muzi Materialidade que liberta: a trajetória de Eduardo Coutinho rumo à oralidade
  Daniela Pfeiffer Mídias digitais e a democratização do audiovisual
  Danielle Freire de Souza Santos Imagens de baixa frequência-Filmes Vladimir Carvalho de 1960 a 1975
  Danusa Depes Portas Personnes
  Dario de Souza Mesquita Júnior Experiência alternada: Alternate Reality Game na transmídia de Lost
  Davina Marques Explorando o som do Mutum
  Debora Breder A incestuosa gemeidade: The Dreamers, de Bernardo Bertolucci
  Deborah Frida Rosenfeld Articulação do audiovisual e das artes no espaço da instalação
  Denilson Lopes Silva O local, o comum e o mínimo
  Denis Porto Renó A imagem nas mãos: o documentário A bola rola a partir de telefones celulares
  Denise Azevedo Duarte Guimarães Quem tem medo do Spirit de Frank Miller? Efeitos da (in)fidelidade nas bilheterias
  Denise Lopes Duarte Guimarães Éden digital: a evocação de Bosch, Munch, Millais e Tarkovsky em Antichrist
  Denise Tavares da Silva Linguagens cruzadas em busca do “eu”: a construção biográfica no doc
  Dennison de Oliveira Audiovisual por ele mesmo: “O estranho planeta dos seres audiovisuais”
  Diego Paleólogo Paixões fatais: tauromaquia, cinema e corpo
  Eduardo Cintra Torres O recurso à ficção em documentários na RTP2, 2009-2010
  Eduardo Simões dos Santos Mendes O som segundo Jean-Claude Bernardet
  Eduardo Victorio Morettin O cinema e as exposições universais: um histórico
  Edwar de Alencar Castelo Branco Miss Dora: o experimentalismo fílmico como instrumento de apropriação da cidade.
  Egle Müller Spinelli A produção documentária de Thomas Farkas: do direto ao experimentalismo
  Elianne Ivo Barroso Trucagem ótica e composição digital: o papel da montagem na criação
  Eliska Altmann Discursos críticos: México e Argentina em perspectiva
  Elizabeth Maria Mendonça Real Cinema brasileiro: Modernismo e Tropicália nos anos 80
  Emília Maria da Conceição Valente Galvão Lágrimas reais: o realismo como apelo à comoção emocional
  Erick Felinto de Oliveira Os visitantes da noite: o fantástico e o filosófico no cinema
  Erly Milton Vieira Junior Marcas de um realismo sensório no cinema mundial contemporâneo
  Estevão de Pinho Garcia Happening e teatro de vanguarda no cinema de Alejandro Jodorowsky
  Esther Hamburger Um olhar brasileiro e poético sobre a Bósnia
  Evelyse Lins Horn Videopoéticas contemporâneas
  Fabián Rodrigo Magioli Núñez O debate sobre a legislação cinematográfica na revista Cine al día
  Fabiana Crispino Santos O diálogo das artes
  Fabiano Grendene de Souza Um filme para cinema, um episódio para TV: o caso da adaptação dupla de O louco do Cati
  Fabio Allan Mendes Ramalho Recursos frente à passagem do tempo
  Fábio Crispim de Oliveira Brasília em imagens: O espaço fílmico em A concepção, de José Eduardo Belmonte e Insolação, de Felipe Hirsch e Daniela Thomas
  Fábio Raddi Uchoa Figuras da impotência: traços do anti-erotismo em A Freira e a Tortura
  Fabricio Felice Alves dos Santos Scenario e visualização: construção de conceitos sobre cinema em O Fan
  Fatima Maria Neves O Cinema e a História do "descobrimento" do Brasil
  Fatimarlei Lunardelli Audiovisual gaúcho: convergências entre cinema e televisão
  Fernanda Aguiar Carneiro Martins Montagem, canto e música em Alberto Cavalcanti
  Fernanda Carolina Armando Duarte A imagem como suporte para a divulgação e o resgate do som
  Fernanda de Oliveira Gomes Imagem, ação, presenças e encontros em instalações interativas
  Fernanda Lopes Torres A estrutura temporal da atualização da obra virtual de Tunga em Ão
  Fernanda Ribeiro de Salvo Marginalidade urbana em cena: o advento do gênero favela no cinema brasileiro
  Fernando Alvares Salis A imagem-performance
  Fernando de Mendonça Nos contornos do vazio: o espaço em presença de Gerry e os cinemas desérticos
  Fernando Mascarello Pensando a recepção do cinema brasileiro
  Fernando Morais da Costa O maior trabalho com os sons ambientes é deixá-los em silêncio
  Fernando S Vugman Avatar: Tecnologia, natureza e seus mitos
  Fernão Pessoa Ramos Os 4 cavaleiros do apocalipse dos estudos cinematográficos brasileiros
  Filipe Barros Beltrão Dançando no escuro: uma trilha sonora convergente
  Flávia Campos Junqueira Modernidade,modernismo,cinema: mudança cognitiva do homem da metrópole
  Flávia Cesarino Costa Encenação, construção dramática e cinematografia em Tormenta (1930)
  Flávia Seligman Ó pai ó: elementos narrativos atualizados entre o cinema e a televisão
  Francisco Alves dos Santos Junior Sobre a representação do excluído no documentário brasileiro contemporâneo
  Francisco Aristides de O. S. Filho O palhaço degolado e os estilhaços da cultura Brasileira
  Francisco Elinaldo Teixeira Narrativa indireta livre em Serras da desordem e 500 almas
  Frederico Osanan Amorim Lima David vai guiar e a luta da imagem contra o comportamento disciplinado
  Gabriel de Barcelos Sotomaior Entre terras e telas: o movimento camponês no documentário brasileiro
  Gabriela Borges Play it again, Sam. Narrativas beckettianas nos meios audiovisuais
  Gabriela Lirio Gurgel Monteiro A teatralidade cinematográfica e o uso de novos dispositivos na produção de imagens
  Gelson Santana Hipertrofia do global no local: os gêneros no cinema de bordas
  Genilda Azeredo Jogos de prazer e poder em Estômago
  Gilberto Alexandre Sobrinho Sérgio Muniz no cinema e na TV: experimentação e negociação
  Gisela Pascale de Camargo Leite Outras fruições do cinema na escola, do encantamento à educação básica e vice versa
  Glauber Brito Matos Lacerda
Edson Silva de Farias
A formação protestante de Glauber Rocha em sua cinematografia
  Glauco Madeira de Toledo L for Lost
  Glênio Nicola Póvoas Filmes dentro de filmes
  Guilherme Maia de Jesus Tendências da música no documentário brasileiro contemporâneo
  Guilherme Seto Monteiro Amácio Mazzaropi e a contradição das recepções cinematográficas
  Gustavo Faraon Leite Fatores mercadológicos nos gêneros exibidos no Cine Carlos Gomes
  Gustavo Soranz Gonçalves Bodanzky e a Amazônia – notas sobre uma filmografia
  Gustavo Souza A questão da autoria na produção documental periférica
  Hadija Chalupe da Silva Cinema (sem) lágrimas - a co-produção internacional como alternativa
  Henri Arraes de Alencar Gervaiseau Imagens do passado: noções e usos contemporâneos
  Henrique Codato A doença de eros: o desejo no cinema contemporâneo
  Ian Rittmeister Mazzeu Uma metodologia de produção de vídeos para EaD
  Ieda Tucherman XXY- Da história do desejo ao desejo da clínica.
  Ilana Feldman Do processo como fetiche ao êxito do fracasso
  India Mara Martins O production design e a criação de atmosferas no cinema
  Iomana Rocha de Araújo Silva Pacific e Viajo porque preciso... :Hibridismos, quebras e poesias.
  Isaac Pipano Alcantarilla Poéticas do real em Jia Zhang-ke
  Ismail Xavier O corpo do alferes e o do rei: Non, a alegoria barroca de M. Oliveira
  Ivana Bentes Deslocamentos subjetivos e reservas de mundo
  Ivonete Pinto O muçulmano no cinema brasileiro – do clichê à indiferença
  Jailson Pereira da Silva O palhaço degolado: esgrimas de JMB em torno da noção de povo brasileiro
  Jennifer Jane Serra O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação
  João Carlos Massarolo Narrativa transmídia: a arte de construir mundos
  Joao Eduardo Hidalgo Os inquilinos de Sérgio Bianchi, o conformismo desesperançado de um anarquista
  João Guilherme Barone Reis e Silva Cinema brasileiro nos anos 2000. Desempenho e crise no mercado de salas
  João Luiz Leocadio da Nova A montagem minimalista de Peter Greenaway
  João Luiz Vieira Livro-objeto e a escritura cinematográfica
  João Nunes da Silva A construção do personagem Sandro no Ônibus 174
  João Paulo Rodrigues Matta Indústria audiovisual, financiamento e profissionalização
  José Cláudio Siqueira Castanheira
Simone Pereira de Sá
O soundscape da modernidade: os sound studies e o som no cinema
  José Filipe Costa Torre bela: fantasmas do cinema de Abril
  José Francisco Serafim Cinema na primeira pessoa: autobiografias documentais
  José Gatti Triomf: uma derrota anunciada
  José Roberto Ferreira Guerra Produtores locais e a exibição cinematográfica de filmes pernambucanos
  José Umbelino de Sousa Pinheiro Brasil As personagens afro-brasileiras nos filmes de Glauber Rocha.
  Josette Monzani O cinema como revisão conceitual da cultura: O desprezo, de Godard
  Josiane Osório de Carvalho Estudo acerca do público de cinema e do consumo audiovisual
  Josuel Mariano da Silva Hebenbrock Documentário como representação da veracidade: minorias marginalizadas
  Julia Gonçalves Declie Fagioli O acontecimento transmitido e a resistência pela imagem
  Juliana Cardoso Franco Para cuidar de si: o documentário caseiro e familiar de Naomi Kawase
  Juliana Martins Evaristo da Silva Christian Boltanski e Chris Marker: imagem e memória
  Juliana Panini Silveira Mise-en-bande: dinâmica dos componentes sonoros em Last Days
  Juliano Gonçalves da Silva As relações de gênero na densidade “exótica” da obra de Claudia Llosa
  Julio Bezerra Sensacionismo: narrativa, corpo e sensorialidade em Claire Denis
  Karla Holanda Questões estilísticas no novo documentário cearense
  Katia Augusta Maciel Estrelas transmidiáticas no cinema brasileiro recente
  Kênia Cardoso Vilaça de Freitas O corpo em deslocamento nos filmes de bolso
  Kira Santos Pereira Se podes ouvir, escuta: a gênese do som-imagem no Ensaio sobre a cegueira
  Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues (Re)considerações sobre o documentário brasileiro moderno
  Laikui Cardoso Lins O reverso da pesquisa empírica televisiva: o receptor de Terra em transe, um estudo de caso
  Laila Rotter Schmidt Eles não usam black-tie, de Leon Hirszman: uma abordagem intersemiótica
  Laura Loguercio Cánepa O gótico feminino no cinema brasileiro dos anos 1950
  Layo Barros Os editais de incentivo e o cinema paulistano na 1ª década do séc XXI
  Leandro José Luz Riodades de Mendonça Cinema português; os anos Gulbenkian
  Leandro Rocha Saraiva Ironia crítica, crítica da ironia e ironias da crítica
  Lia Bahia Cesário Convergência à brasileira: reflexões sobre a indústria audiovisual
  Lina Rocha Fernandes Távora Cinema de intimidade: proposta de gênero para o novo cinema brasileiro
  Lisandro Nogueira Melodrama contemporâneo: imagens do século 21 para enredos do século 1
  Lisiane Machado Aguiar As potencialidades do método cartográfico nas pesquisas em audiovisual
  Lúcia Ramos Monteiro Jia Zhang Ke e a iminência da catástrofe
  Luciana Corrêa de Araújo Recife na rota do mundo
  Luciana Tarlá Lorenzi Renó Análise técnica de telefones celulares para produção audivisual
  Lucio De Franciscis dos Reis Piedade Aqui, tarados! - Os filmes de episódios da David Cardoso Produções
  Lúcio De Franciscis dos Reis Piedade Filho Autópsia dos mortos vivos: críticas à vida moderna na obra romeriana
  Ludmila Moreira Macedo de Carvalho Amor à flor da pele e o conceito de melodrama asiático
  Luís Alberto Rocha Melo A cine-produções fenelon e o cinema independente
  Luís Eduardo Rodrigues Geraldo Arquivo X – Um estudo da linguagem audiovisual na Televisão
  Luiz Antonio Luzio Coelho A adaptação
  Luiz Antonio Mousinho Magalhães Luxo para todos: cinema e comunicação, dialogismo e polifonia
  Luiz Francisco Buarque de Lacerda Júnior Representações das identidades sexuais não normativas no curta-metragem brasileiro entre 1992 e 2009
  Luiz Garcia Vieira Junior Heterogêneos em Found Footage: montagem, estética e política
  Luiz Vadico A santificação do filme: o produto e o evento.
  Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim As damas do Bois de Boulogne (1945), o musical bressoniano
  Luiza Cristina Lusvarghi Mocinhos e Bandidos: o policial brasileiro como gênero na TV
  Mahomed Bamba Os filmes Cult: seus modos de recepção e seus públicos
  Maira Valencise Gregolin A narrativa transmidiatica e a saga O Crepúsculo
  Mannuela Ramos da Costa Fomento e demandas no cinema pernambucano: uma possível indústria
  Marcel Vieira Barreto Silva Da tragédia à comédia: adaptação e paródia de Shakespeare no cinema
  Marcelo Carvalho da Silva A redenção da matéria: Dziga Vertov na imagem-movimento deleuzeana
  Marcelo Dídimo Souza Vieira O cangaço no cinema brasileiro
  Marcelo Gil Ikeda Paradoxos das políticas públicas para o cinema a partir dos anos 90
  Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro A poética da incomunicabilidade
  Marcia Regina Carvalho da Silva A MPB nas trilhas do cinema brasileiro contemporâneo
  Marcius Cesar Soares Freire O filme etnográfico entre o princípio de razão e o princípio de prazer
  Marco Aurélio Pinheiro de Medeiros Do livro ao filme e além: o cinema brasileiro e os eus cambiantes
  Marcos César de Paula Soares Norma industrial e autorismo nos filmes da "renascença americana"
  Marcos Tadeu Fabris Gonçalves Voyerismo, caos urbano e estética noir: o caso Weegee
  Marcus Mello Martín Sastre: paródia e autoficção
  Maria Beatriz Colucci Violência urbana e documentário brasileiro contemporâneo
  Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho A cólera de Electra, em fragmentos e fotogramas
  Maria Celina Ibazeta Perto da fome, longe das personagens: Algumas reflexões sobre a ética no documentário Garapa de José Padilha
  Maria do Carmo de Siqueira Nino A verdade da arte e outros mitos eticos
  Maria Guiomar Pessoa Ramos O viés subjetivo do não-ficcional silencioso no Brasil
  Maria Helena Braga e Vaz da Costa Filmes: mapas culturais do espaço geográfico
  Maria Ignês Carlos Magno Alma do Brasil de Líbero Luxardo: o cadinho de gêneros da cinematografia brasileira
  Maria Ivone dos Santos Contextos urbanos: possibilidades cineplásticas dos deslocamentos no desenho de instalações imersivas
  Maria Noemi de Araujo Zazie no metrô: a cena e o discurso da cor
  Maria Teresa Ferreira Bastos De prisioneiro a testemunha: limites e poderes do retrato policial
  Mariana Baltar Princípio da dupla evidência
  Mariana Duccini Junqueira da Silva Tudo que não se inventa é falso: documentário e estética da fabulação
  Mariana Souto de Melo Silva As reverberações da classe média no cinema nacional contemporâneo
  Mariarosaria Fabris Bertolucci, crítico cinematográfico
  Marilia da Silva Franco Repensando o ensino de cinema
  Marina Cavalcanti Tedesco Será que ela é? (Não) Pertencencimentos do nuevo cine latinoamericano
  Marina Pantoja Boechat Atravessamentos da literatura e da videoarte no cinema de Greenaway
  Marina Soler Jorge Em defesa de um diálogo interdisciplinar nos estudos de cinema
  Marinyze das Graças Prates de Oliveira A tessitura dialógica em Eu me lembro de Edgard Navarro
  Marise Berta de Souza Navarro e Belens: o método e a invenção no cinema baiano
  Maurício Augusto Pimentel Liesen Nascimento Imagens que calam: comunicação como acolhimento e impossibilidade
  Maurício de Bragança Entre Valentinas e Adelitas: as soldaderas e a cultura (audio)visual mexicana
  Maurício de Medeiros Caleiro Sons d’O Silêncio: considerações sobre a narrativa fonocinematográfica
  Mauricio Reinaldo Gonçalves O cinema paulista dos anos cinquenta e a representação da cidade
  Mauro Eduardo Pommer Dramaturgia audiovisual contemporânea e desdobramento de personagens
  Mauro Luiz Rovai Relações – aproximações. Sobre arte, técnica e política no filme A revolução de maio
  Michael Peixoto Por um cinema do olhar: a autoria cinematográfica em questão
  Miguel Freire A criação do retrato do líder Getúlio Vargas no cine jornal brasileiro
  Miguel Serpa Pereira A Santificação pelo sangue do inocente em Abril despedaçado, de Walter Salles
  Milena de Lima Travassos A reinvenção da mise en scène no vídeo de artista
  Miriam de Souza Rossini Cinema na Tevê: um estudo de caso das produções ficcionais da RBS TV
  Mirian Ou Maluquinhos e demônios: travessuras no cinema infantil brasileiro
  Mônica Almeida Kornis Linha Direta-Justiça e a reconstrução do regime militar
  Nanci Rodrigues Barbosa Os olhares de Milton Santos - o humor em diferentes paisagens
  Nanna Pôssa Bones Ruídos e canções: as estratégias sonoras na obra dos irmãos Dardenne
  Natalia Christofoletti Barrenha O processo de criação de Lucrecia Martel
  Neide Jallageas AES+F: travelling pós-soviético entre fronteiras
  Nelson Pinton Filho Pontos de escuta: dissociação entre imagem e som
  Newton Guimarães Cannito Como o roteiro pode (e deve) prever o estilo da direção!
  Noel dos Santos Carvalho Manifesto de Recife e Dogma Feijoada: auto-representação e modernidade negra
  Nuno Manna Nunes Côrtes Ribeiro O campo, o extracampo e o espectador de A Noite
  Odair José Moreira da Silva O espaço dilatado e o aniquilamento: tensão e significação no cinema
  Osmar Gonçalves dos Reis Filho Por uma outra economia do olhar: a visualidade háptica na videocriação
  Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins Em jogo, as subjetividades: 33, Jogo de cena e Rua de mão dupla
  Paloma Ferreira Coelho Silva Além da imagem: o estudo dos fenômenos sociais e culturais no cinema
  Patrícia Costa Vaz Acaso, morte e significação no documentário Um corpo subterrâneo
  Patricia Furtado Mendes Machado Políticas da memória e as imagens-transe em Rocha que voa
  Patricia Moran Fernandes Outras montagens, novas temporalidades
  Patricia Rebello da Silva Forma-ensaio e documentários-biografia: contaminações, jogos, estéticas e política
  Paulo Carneiro da Cunha Filho Evaldo Coutinho e a filosofia do cinema no Brasil
  Paulo Jorge Granja Ne change rien: do novo cinema português ao cinema português contemporâneo
  Paulo M. F. Cunha Um cinema singular? O novo cinema português e os novos cinemas
  Paulo Menezes Filme e sociedade: relações e problematizações (Borinage x Tropa de Elite)
  Paulo Motta Oliveira Revisitando o oitocentos: Camilo e Eça por lentes contemporâneas
  Paulo Roberto Montanaro A animação enquanto linguagem aplicada à educação a distância
  Pedro Maciel Guimaraes Junior O que pode a cinefilia francesa pelas cinematografias estrangeiras?
  Pedro Peixoto Curi Risos, gritos e lágrimas: assistindo e reagindo à saga Crepúsculo
  Pedro Plaza Pinto Transmissão da crítica no cinema moderno: Paulo Emilio encontra David
  Pedro Vinicius Asterito Lapera Ideário racial na “Belle Époque Tropical”: o caso do 'cinematographo'
  Philio Generino Terzakis As ligações perigosas: erro e catástrofe na tela do cinema
  Rafael de Luna Freire O filme policial no Brasil: mysterio, underworld e gangsters
  Ramayana Lira de Sousa Ginga e jogo - movimentos da violência em Madame Satã e Besouro
  Raquel de Holanda Rufino O cinema contemporâneo e identidades regionais
  Raquel do Monte Silva Road movie, ecocriticismo e paisagem sertaneja no cinema brasileiro
  Raquel Timponi Pereira Rodrigues Transnacionalização fílmica e narrativa: o caso Slumdog Millionaire
  Regina Lucia Gomes Souza e Silva The West Wing: análise dos recursos estéticos do episódio piloto
  Renata Batista Benedito

Focalização na adaptação cinematográfica Capitu

  Renato Luiz Pucci Junior Particularidades narrativas da microssérie Capitu
  Rita de Cassia Gomes Barbosa Lima O que é o cinema expandido? Mapeando estratégias e formatos
  Roberto Marchon Lemos de Moura O esmaecimento das fronteiras entre ficção e documentário no cinema alternativo
  Roberto Robalinho Lima O corte descontínuo no cinema comercial de ficção contemporâneo
  Roberto Tietzmann Efeitos visuais e montagem: forças complementares e antagônicas
  Rodrigo Almeida Ferreira

Consumo cinéfilo e cultura contemporânea: um panorama

  Rodrigo Capistrano Camurça Formas de resistência no documentário contemporâneo cearense
  Rodrigo Cazes Costa A herança- A violência de Ozualdo Candeias entre o popular e o erudito
  Rodrigo Guéron Madame Satã e Onde a coruja dorme: para além dos clichês do samba
  Rodrigo Octávio D Azevedo Carreiro Os sons ao redor: Sergio Leone e a continuidade intensificada
  Rodrigo Oliveira Lessa A representação social do cinema sob a perspectiva de uma estética dialética
  Rogério Ferraraz
Marcos Aleksander Brandão
Celia Torres
Misturas e apropriações em Os Trapalhões e O mágico de Oroz (1984)
  Rogerio Secomandi Mestriner O conceito de comunidade imaginada aplicado ao filme Be Kind Rewind
  Rosana de Lima Soares Gêneros em migração: convergências e pilhagens no cinema de bordas
  Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior Espaço fílmico e gosto parnasiano na Paulicéia dos anos 20
  Rúbia Mércia de O.Medeiros Processos de subjetivação e estética nos filmes autobiográficos
  Sabina Reggiani Anzuategui O tempo dramático na telenovela O grito, de Jorge Andrade
  Sabrina Rocha Stanford Thompson Benedicto Documentários brasileros: do saber do outro à um outro saber
  Samuel Paiva Percursos de filmes de estrada na década de 1950 no Brasil
  Sandra C. N. Ciocci
Claudiney Rodrigues Carrasco
Assim era a música da Atlântida: a trilha musical do cinema popular brasileiro
  Sandra Straccialano Coelho A autoria no documentário e o caso Rouch: uma perspectiva teórica
  Sérgio Puccini Soares O som indireto de Vladimir Carvalho em O país de São Saruê
  Sheila Schvarzman As invenções do nordeste no cinema brasileiro antes do Cinema Novo
  Sílvia de Paiva Baseado em fatos reais: uma análise comparativa do realismo em A troca e Na natureza selvagem
  Silvia Helena Cardoso A poética na cinematografia
  Sofia Zanforlin Cinema entre fronteiras: identidades, trajetos e interculturalidade
  Sônia Maria Oliveira da Silva A invenção da cena: composições do ator
  Stella Oswaldo Cruz Penido Histórias da Amazônia: acervo Adrian Cowell
  Susana Madeira Dobal Jordan Paranóia: um delírio entre a poesia, a fotografia e o cinema
  Suzana Reck Miranda Música e cinema: expansão teórica das melodias não ouvidas
  Suzane Lima Costa Cineastas indígenas e suas práxis de criação de vídeos nas aldeias
  Sylvia Beatriz Bezerra Furtado Obras filmicas entre o ativismo e a performance
  Tadeu Capistrano O cinema entre espectros e ruínas: Tarkovski, a imagem e a resistência
  Taís Corrêa Viscardi Eu me lembro: vozes em descompasso no cenário pós-colonial
  Tania Siqueira Montoro

Estudos da recepção do audiovisual na interface com gênero e feminismo

  Teresa Noll Trindade A trajetória do documentário brasileiro: da produção à exibição
  Tetê Mattos
Maria Teresa Mattos de Moraes
Festivais pra quê? Um estudo critico sobre o setor
  Thaiane Moreira de Oliveira
Karla Azeredo Ribeiro Marinho
A gramática gamer no cinema
  Thais Blank Imagens do Brasil nos cinemas alemães, os cinejornais de 1934 a 1941
  Thalita Cruz Bastos O sujeito observador e os modos de fazer ver no cinema documentário
  Ursula de Almeida Rösele Jogo de Cena e Moscou: encenar, mostrar, resistir
  Vanessa Fernandes Queiroga Pita
Karla Azeredo Ribeiro Marinho
Estudo sobre Decamerão: a comédia do sexo, de Jorge Furtado
  Vicente Gosciola Narrativas permeáveis pelo vídeo em celular: narrativas transmídias e integração entre distintos meios
  Victa de Carvalho Modos de subjetivação no cinema e na arte: um olhar sobre as instalações
  Walmeri Kellen Ribeiro Laboratório de criação: aproximações entre os modelos de produção cênica
  Wiliam Pianco dos Santos Os filmes de viagem de Manoel de Oliveira
  William Nunes Condé Os Sertões de Matto Grosso: A estréia da Comissão Rondon no cinema
  Wilton Garcia A diversidade cultural/sexual no filme Elvis e Madona
  Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos A cor no cinema de Antonioni
  Yvana Carla Fechine de Brito Televisão e transmediação: configuração de novos conteúdos
  Zuleika de Paula Bueno Cléo e Daniel : o cinema de entretenimento como princípio do prazer